jul

Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil toma posse no Unileste

Dando continuidade ao processo de instauração do núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-Leste) no Vale do Aço, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, às 20h desta terça-feira (14), a solenidade de posse da diretoria eleita. O evento, aberto a profissionais da área e à comunidade em geral, contará com a presença da presidente do IAB-MG, Cláudia Teresa Pereira Pires, e será realizado no Auditório Otton Fava, no campus de Coronel Fabriciano.

A fundação do IAB-Leste é fruto das atividades desenvolvidas durante o ‘I Fórum de Habitação e Assistência Técnica do Vale do Aço’, promovido pelo Unileste nos dias 16 e 17 de junho. A entidade foi instaurada por docentes do curso de Arquitetura da Instituição, com o intuito de promover maior integração entre estudantes e profissionais do Vale do Aço e a União Internacional de Arquitetos (UIA), representada no Brasil pelo IAB Nacional.

Além de presidente, secretário e tesoureiro, compõem a diretoria do IAB-Leste dois representantes do Unileste e um representante de cada uma das principais cidades do Vale do Aço. Na solenidade tomam posse: Wilkinson Ferreira, presidente; Rinaldi Assis, primeiro secretário; Thiago Caldeira, tesoureiro; Hebert Damázio, representante de Ipatinga; Tiago Louzada, representante de Coronel Fabriciano; André Assis, representante de Timóteo; e os professores Roberto Caldeira e Rogério Assunção, representantes do Centro Universitário.

Danielly Garcia, coordenadora do curso de Arquitetura do Unileste, reitera que a fundação do IAB-Leste coloca a região em contato com o que há de mais novo em Arquitetura no Brasil, visto que a entidade promove, com freqüência, cursos de aperfeiçoamento, concursos e participa de discussões políticas sobre os rumos da Arquitetura urbana. “A implantação do IAB-Leste no Vale do Aço é a realização de uma meta que já estávamos buscando. Acreditamos que a entidade terá importância de aconselhamento e consultas sobre as questões da cidade e da região, sejam elas urbanas ou arquitetônicas”, opina.

O IAB
O Instituto de Arquitetos do Brasil foi criado em 1921 como representante da União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão máximo profissional e cultural dos arquitetos no mundo. Como braço do Instituto Nacional, encontra-se sediado em Belo Horizonte o IAB-MG, que promove a criação de núcleos capazes de atender demandas de cidades e regiões do interior do estado. Atualmente, o IAB-MG conta com cerca de dois mil sócios e núcleos em Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia e Ouro Preto, além do, recentemente, fundado em Coronel Fabriciano.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade