Docentes do Unileste representam Fabriciano em Conferência Nacional de Educação

A Conferência Nacional de Educação 2010 (Conae) contará com a participação de três representantes de Coronel Fabriciano. Foi este um dos resultados da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Coeed), encerrada nesta quinta-feira (12), em Belo Horizonte. As professoras Marlene de Araújo e Tereza Cristina Monteiro Cota, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) compareceram ao evento e foram eleitas delegadas estaduais para participação na etapa nacional, que definirá as diretrizes educacionais do país para os próximos dez anos. Veralúcia Cogo, representante da Escola Estadual Alberto Giovanini, também foi eleita e atuará como delegada.

De acordo com Tereza, a Conae envolverá debates de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, desde a fase infantil até a pós-graduação. “Estamos diante de um espaço aberto pelo poder público para a participação social no desenvolvimento da educação nacional. Assim, como profissionais, gestores, agentes públicos ou membros da sociedade civil, temos em nossas mãos a oportunidade de interferir efetivamente nos rumos do país, por meio de suas políticas educacionais e dos seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade”, afirma.

Durante a etapa estadual, representantes de 853 municípios estiveram reunidos para a construção do documento-referência que delineia o panorama educacional de Minas, e que será encaminhado à Conferência Nacional, agendada para abril do próximo ano. “O documento-referência, elaborado aqui, será anexado a outros 26, produzidos pelos demais estados. E, em conjunto, essas definições influenciarão a construção do Plano Nacional de Educação, que será discutido durante a Conae”, explica Marlene.

Eixos temáticos
Segundo as professoras, o documento-referência, elaborado durante o encontro, dispõe sobre seis eixos temáticos previamente estabelecidos: ‘Papel do Estado na garantia do direito à Educação de qualidade’; ‘Qualidade da Educação, gestão democrática e avaliação; ‘Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar’; ‘Formação e valorização dos trabalhadores em Educação’; ‘Financiamento da Educação e controle social’; e ‘Justiça social, Educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade’.

De acordo com o regulamento da Conferência, os representantes eleitos durante a etapa estadual terão direito a voto e deliberação sobre estes seis aspectos no evento nacional, que será realizado em Brasília. “O desenvolvimento do país passa pelas decisões tomadas no âmbito da Educação, e estamos felizes por garantir a participação do Vale do Aço em um debate tão amplo e tão importante à consolidação de políticas essenciais ao país”, conclui Tereza Cristina.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade