maio

Enfermagem realiza programação especial no mês da profissão

O curso de Enfermagem promove, em comemoração ao dia da profissão celebrado na próxima terça-feira (12), o mês da Enfermagem. Com o tema Qualidade em Enfermagem e Saúde na defesa do SUS, o evento será integralmente virtual e realizará circuito de lives e programação de palestras. Para a coordenadora do curso, Aline de Barros Coelho, a proposta da iniciativa vai de encontro à necessidade do nosso momento atual, em que devemos abrir caminhos para uma educação que transforme.

“Chegamos em maio e não poderíamos nos esquecer da importância desse mês, em que comemoramos e intensificamos as ações de fortalecimento da Enfermagem. Apesar do cenário delicado da pandemia do Covid-19, aplausos sejam dados aos nossos colegas enfermeiros que estão na linha de frente dos cuidados e da assistência para nos proteger. Esses profissionais refletem em nós a esperança e a força da Enfermagem”, comenta.

Circuito de Lives

Durante o mês, serão realizadas lives em plataformas virtuais com a participação de profissionais renomados na área e em assuntos relacionados. A primeira aconteceu na última quinta (07) pelo Google Meet e teve como tema “A biossegurança e os profissionais da saúde nos dias atuais”. O encontro contou com a participação da docente do curso, Kênia Boy, e dos professores do curso de Odontologia, André Oliveira e Maurício Mariano.

No dia 14, às 20h, será realizado o encontro virtual “A Enfermagem e a pandemia COVID-19 nos Estados Unidos: um relato da experiência”, com a participação da coordenadora do curso, Aline de Barros Coelho, e da enfermeira Tatiane Moura Vieira. Tatiane Vieira é graduada em Enfermagem pela Trinitas School of Nursing e trabalha atualmente no Hospital Trinitas Regional Medical Center, no setor de hemodiálise e diálise peritoneal. A live será transmitida ao vivo pelo Instagram @aline.barroscoelho.

No dia seguinte, sexta (15), às 18h, no Instagram @unilesteficial, será transmitida a live “Recém-formados em Enfermagem no cenário de pandemia”. O encontro conta com a presença das enfermeiras egressas Vaneska Lorrayne e Sabrina Nascimento e da docente Kênia Assis Boy. Vaneska trabalha hoje no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, e Sabrina é enfermeira no Centro de Tratamento Intensivo para COVID-9 no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga.

Semana de Enfermagem

A Semana de Enfermagem, evento realizado pelo Grupo de Pesquisa em tecnologias aplicadas à Saúde com o apoio do Unileste, também integra a programação especial do mês. A iniciativa acontecerá entre os dias 12 e 20 de maio e tem como objetivo divulgar conhecimentos científicos na área e contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para a saúde.

O evento promove mais de 90 palestras com profissionais de todo Brasil, abordando temas abrangentes sobre o exercício da Enfermagem. A coordenadora do curso de Enfermagem do Unileste, Aline de Barros Coelho, realiza, no dia 13, às 14h, a palestra “A curricularização da extensão como inovação na educação em Enfermagem”.

Alguns dos demais assuntos tratados serão: ética no exercício da Enfermagem, o desenvolvimento de habilidades comportamentais e a aplicabilidade de novas tecnologias em saúde; perspectivas da Enfermagem após o Covid-19; o papel do profissional enfermeiro na gestão em saúde e no processo de ressocialização, dentre outros.

Para se inscrever, os interessados devem fazer o cadastro somente pelo site: https://doity.com.br/semana-da-enfermagem. Os links para participação nas palestras on-line será disponibilizado aos inscritos no grupo do evento.

Enfermagem no Unileste

O curso de Enfermagem do Unileste forma profissionais qualificados, capazes de acompanhar as mudanças do mundo globalizado e desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação nos cenários da assistência à saúde, gerência, ensino e pesquisa, com base nos princípios éticos.

A graduação capacita o estudante ao atendimento junto a indivíduos, famílias e comunidades, e em instituições públicas e particulares. Também oferece uma educação em prol da formação técnica, ética e política, permitindo uma atuação que garanta o exercício da cidadania e da qualidade de vida da população.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

17 maio 2024