2023
nov
01
Curso

Engenharias: estudantes participam de visita técnica em Usina Nuclear

Nesta segunda-feira (30), estudantes dos cursos de Engenharia do Unileste, realizaram uma visita técnica a Usina Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A ação contou com a organização do coordenador do curso de Engenharia Civil, Fabrício Moura Dias, do coordenador de Engenharia Elétrica, Luciano Bittencourt de Abreu, do coordenador Leonardo Ramos Paes de Lima e da professora Flávia Souza Pio, ambos do curso de Engenharia Química. 

O momento foi uma oportunidade para que os graduandos compreendessem de maneira mais profunda o funcionamento dos reatores nucleares, sistemas de controle, segurança e todos os aspectos intrínsecos que envolvem a geração de energia nuclear.  

“Nossos estudantes ficaram encantados com estas possibilidades, sendo uma área de atuação muito distante de suas realidades. Ao visitar uma usina nuclear, os estudantes puderam explorar e debater sobre diversas questões curriculares de maneira mais aprofundada. Eles puderam compreender os desafios de gerenciamento de resíduos nucleares, a supervisão nuclear e a importância da responsabilidade social na engenharia.”, conta o coordenador do curso de Engenharia Química, Leonardo Ramos Paes de Lima. 

O coordenador Leonardo também ressalta que com a visita, os estudantes puderam ter uma melhor dimensão sobre os benefícios dos avanços tecnológicos da área, associados ao consumo e produção de energia elétrica sustentável. “Segundo a WNA (Associação Nuclear Mundial, da sigla em Inglês), hoje, 14% da energia elétrica no mundo é gerada através de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas, principalmente nos países em desenvolvimento (China, Índia, etc.). A maior vantagem ambiental da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos”, pontua.  

Confira alguns dos registros: 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema