Semana Integrada

A Semana Integrada tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento dos estudantes em diversas áreas do conhecimento. A ação é composta por uma série de atividades interdisciplinares, dentre elas: palestras, workshops, exposições, seminários e apresentações de trabalhos que abrangem diferentes áreas académicas.

É um momento importante tanto para os estudantes, quanto para a comunidade acadêmica, pois permite que os alunos mostrem o resultado dos trabalhos desenvolvidos, recebam feedback dos professores e colegas, e compartilhem seu conhecimento com o público presente. As atividades desta semana são abertas ao público em geral.

Programação:
Data: 12 a 17 de junho
Local: Campus Coronel Fabriciano

Empresa-Ação e Semana Startups

32ª Empresa-Ação: evento tradicional na Instituição, desafia os universitários a colocarem em funcionamento, por uma semana (12 a 16/06), empresas reais nas áreas de bens e serviços. A programação também conta com apresentações culturais e é aberta ao público, das 19h às 22h, no campus de Coronel Fabriciano. O Empresa-Ação instiga os estudantes a buscarem o empreendedorismo como uma alternativa para inserção no mundo do trabalho. Tudo isso, por meio de experiências práticas e desenvolvimento de habilidades e competências, que passam desde o processo de abertura, funcionamento e encerramento de empresas.

Semana Startups: em sua primeira edição, a Semana Startups, promovida pelos cursos de engenharia e tecnologia, apresentam soluções diversas, a partir do desenvolvimento de tecnologia para soluções de problemas reais do mundo do trabalho, em diversas áreas de atuação.

 

Seminário Ambiental

O 2º Seminário Ambiental  do Unileste, com o tema “Conservação Ambiental e Sustentabilidade Alimentar”, busca conscientizar e discutir questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. A ação reúne estudantes, professores, especialistas e profissionais da área para compartilhar conhecimentos, experiências e práticas relacionadas à preservação do meio ambiente.

Durante o evento, são realizadas palestras, mesas-redondas e debates abordando uma ampla gama de recursos ambientais, como conservação da biodiversidade, mudanças climáticas, gestão de recursos naturais, energias renováveis, políticas ambientais e sustentabilidade empresarial.

Seminário de Empregabilidade

O Seminário de Empregabilidade contribui para a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios e demandas do mercado de trabalho. O seminário oferece palestras, mesas-redondas e bate-papo com as principais empresas da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). As atividades visam desenvolver habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho atual e em constante transformação, além de possibilitar a troca entre as diversas áreas de conhecimento e networking.

Apresentação de pesquisas, PI's, TCC's, palestras e minicursos

A Semana Integrada também conta com a apresentação dos Projetos Integradores e de pesquisa, TCC’s (Trabalho de Conclusão de Curso), além de palestras e minicursos promovidos pelos cursos de graduação. A programação marca a entrega dos projetos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2023.

Durante a semana, os estudantes têm um espaço comunitário para apresentação dos resultados dos projetos, sejam eles: Projetos Integradores, atividades que integram diferentes disciplinas e abordam problemas reais no âmbito profissional; pesquisas de Iniciação Científica; ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), que são pesquisas individuais ou em grupo sobre um tema específico de interesse e relacionado ao curso de graduação – sendo um dos requisitos básicos para conclusão da graduação.