Atenção a Criança e Adolescentes

Curso: Educação Física
Professora coordenadora:  Suelen de Souza Andres

Resumo do projeto: A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto que atende a crianças de 6 a 1 4 anos, de ambos os sexos, interessados/as em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, usufruindo de equipamentos oficiais e ambiente adequado. Após a idade de 10 anos os/as ginastas já inscritos permanecem treinando. O limite para se iniciar na prática é de 10 anos. As aulas, no primeiro semestre de 2021, em decorrência da COVID–19, ocorrerão mediadas por tecnologia. Os/as ginastas, sob orientação, irão produzir vídeos educativos adaptados referente as modalidades, para sua realização em casa. Reestabelecido o retorno presencial das atividades, as mesmas ocorrerão todas as segundas e sextas-feiras pela manhã (com 1:30h de duração) e segundas, quartas e sextas-feiras à tarde (com 1:00h de duração). As aulas são ministradas por estudantes do curso de Educação Física, na forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, sob orientação da técnica e supervisão docente. Estão previstos a realização de um evento competitivo interno e um festival artístico de ginástica, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas e também para maior interação com a comunidade externa. Esse projeto oferece ainda ações pontuais multidisciplinares dentro de outros projetos de extensão do Unileste, ampliando o leque de experiências educativas vivenciadas pelos ginastas e pelos estudantes participantes.

Cursos: Psicologia
Professora coordenadora: Shyrlleen Christieny Assunção Alves

Resumo do projeto: A adolescência caracteriza-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam
questionamentos relativos aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Adolescente autor de ato infracional, refere-se aqueles que cometeram atos infracionais e estão aguardando a sentença judicial ou já tiveram a determinação prescrita. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 1990) define como ato infracional a contravenção penal praticada por um adolescente, ou seja, pessoa entre 12 e 18 anos. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo destes adolescentes por meio de intervenções em grupos através das oficinas de dinâmica de grupo, que oferecem um espaço de reflexão em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos (Baleeiro, 1999), assim como possibilitar transformações pessoais e sociais na formação pessoal e da cidadania entre os adolescentes. Busca-se contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de ideias possibilita a reflexão individual e coletiva, internalização de valores e opiniões abordados no grupo. A Psicologia ao abrir esse espaço propiciará um ambiente de acolhimento e confiança entre os adolescentes para serem compreendidos e se compreenderem no modo de ser diante à sociedade e suas possibilidades e saídas da criminalidade.