ago

‘IV Jornada PSI’ marca comemorações pelo Dia do Psicólogo no Unileste

Psicologia

Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27/8), o curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove nesta quinta-feira sua ‘IV Jornada PSI’, abordando o tema ‘A Psicologia e as políticas públicas’. Aberto ao público e com entrada franca, o evento acontece a partir de 7h40 no Teatro João Paulo II, no campus de Coronel Fabriciano.

De acordo com a comissão organizadora, composta por professores, alunos e membros do Centro Acadêmico de Psicologia, a ‘IV Jornada PSI’ consistirá num dia dedicado inteiramente à reflexão e ao debate sobre a atuação do psicólogo na atualidade, com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite. A programação prevê sessão de cinema comentado e mesas redondas voltadas, especialmente, para a discussão das políticas públicas nas áreas de assistência social, educação, saúde e trabalho.

Segundo a coordenadora do curso, professora Regina Lúcia de Souza, a temática escolhida para o evento põe em pauta a atuação da profissão diante dos problemas sociais brasileiros. “A presença de egressos no evento, relatando suas experiências na região como psicólogos que lidam com as políticas públicas, concretiza o trabalho de nosso curso de Psicologia no sentido da formação de profissionais comprometidos com práticas que possibilitem a transformação social”, ressalta.

Dia do Psicólogo
Durante toda a sua história, o homem buscou respostas para questões existenciais e, apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos desde as eras mais remotas, o termo Psicologia foi utilizado pela primeira vez no século XVI, por meio de publicação do humanista croata Marco Marulik, intitulada ‘A Psicologia do pensamento humano’. A palavra Psicologia vem do grego: psique (alma), associada ao termo logos (estudo). Ou seja, a Psicologia estuda a alma humana.

Contudo, o conceito de Psicologia, como conhecemos hoje, apenas se consolidou no século XIX, através das formulações de Wilhelm Wundt que, em 1879, criou o primeiro laboratório de Psicologia, em Leipzig, na Alemanha. O Dia do Psicólogo é comemorado no Brasil em 27 de agosto em consequência da promulgação da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. A Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 53.464, em 21 de janeiro de 1964.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade