‘Jovens Bandas’ reúne 170 músicos no Unileste

Banda Strike

Cerca de 170 jovens músicos do Vale do Aço se preparam para subir ao palco a partir desta quarta-feira (23), com o início do ‘Jovens Bandas 2009′. Em sua oitava edição, o evento reúne 42 grupos que se apresentam sempre a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), em Coronel Fabriciano. Já no sábado (26), as dez melhores bandas, eleitas pelos jurados, se reapresentam para gravação de um DVD ao vivo. No mesmo dia, às 21h, a banda Strike comanda o show de encerramento do festival.

O Jovens Bandas é um projeto idealizado pelo produtor cultural Antonio Lisboa, que conta com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Instituto Cultural Usiminas, Unileste e patrocínio da Usiminas. O passaporte antecipado, valendo para os quatro dias de evento, pode ser adquirido pelo preço popular de R$ 10 na Papelaria do Unileste, Peixe e Cia e Milk Shake Du Valle. No local, nos dias 23, 24 e 25, o ingresso tem preço único de R$ 3, e no sábado (26), os valores de ingresso são R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada.

Regulamento
O festival é realizado em duas etapas. A primeira refere-se à inscrição das bandas, sendo que não há uma pré-seleção quanto ao número de participantes nem quanto ao estilo musical escolhido. “Nosso objetivo é dar oportunidade a todos os jovens músicos iniciantes para produzir, mostrar e administrar a sua arte”, ressalta Antonio Lisboa.

Em seguida, acontecem as apresentações. Com estilo musical livre, cada banda tem 20 minutos para executar até três músicas, sendo que, pelo menos uma delas, deverá ser de autoria da própria banda. Durante as performances, as bandas são analisadas por uma comissão julgadora que inclui profissionais com experiência tanto na teoria quanto na prática musical.

Conforme explica o compositor, violonista e também jurado, Elizeu Gomes, nesses três dias, as bandas são avaliadas pelos seguintes critérios: presença de palco/interpretação; comunicação com o público/irreverência; instrumentação; ritmo/harmonia; originalidade/criatividade. Já os critérios para escolha da melhor canção são: letra, melodia e harmonia. “Além disso, a música inédita terá maior peso nos quesitos melhor banda e melhor música”, destaca Elizeu.

Premiação
O Prêmio Usiminas contemplará as três melhores bandas com troféus, sendo que a primeira colocada receberá R$ 2 mil, a segunda R$ 1 mil e a terceira R$ 500. Ainda receberão troféus as bandas melhor classificadas nas categorias ‘Melhor Música Inédita’, ‘Melhor Cantor’ e ‘Melhor Instrumentista’.

Já na segunda etapa do projeto, que começa no sábado (26), as dez bandas melhor colocadas se reapresentam para gravação de um DVD ao vivo (incluindo masterização e autoração), com a música inédita de cada banda. Depois disso, o projeto tem continuidade com o trabalho de divulgação do DVD, incluindo shows de lançamento em praças públicas.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade