nov

Mais de 2 mil alunos disputam vagas no Unileste

Imagem: Vestibular Unileste 2011

Neste domingo (21/11), mais de 2400 estudantes, inscritos no Vestibular 2011, disputarão vagas em cursos de graduação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). As provas serão realizadas a partir das 8h30, em João Monlevade e no campus universitário de Coronel Fabriciano. A média de concorrência sobre os 28 cursos disponíveis na Instituição é de 1,4 candidatos por vaga.

Entre todas as áreas do conhecimento, a maior procura recai sobre as Ciências Exatas. “Esta demanda reflete o atual estado de expansão econômica do Brasil. E, por entendermos que esta procura é cíclica e se altera ao sabor de novas necessidades do mercado, a Instituição oferece também vagas, com significativa demanda, para cursos nas áreas de Educação, Saúde e Sociais Aplicadas”, ressalta Alexandre Fabri, gerente de marketing do Unileste.

De acordo com os índices de inscrição do Vestibular 2011, os cursos mais disputados no momento são Engenharia Civil, com 4 candidatos por vaga; Engenharia Mecânica, com 3,6; Direito, com 3,4; Engenharia Elétrica, com 2,7; Arquitetura e Urbanismo, com 2,1; e Psicologia, com 2 concorrentes por vaga. “São números bastante representativos, levando-se em consideração as dificuldades de acesso ao ensino superior particular no interior do país”, explica Alexandre.

Ainda na visão do gerente de marketing da Instituição, além de promover a seleção dos melhores candidatos inscritos, por meio de uma prova eliminatória, estes índices de concorrência demonstram que a população tem reconhecido o conceito de qualidade defendido pelo Centro Universitário.

“Como instituição filantrópica, o Unileste reinveste todo o seu lucro no aprimoramento de sua estrutura e serviços de educação. Exemplo disso é que em 2011, além do ensino de qualidade e amplas oportunidades de prática e pesquisa acadêmica, os alunos poderão contar com ar condicionado em todas as salas de aula”, completa Alexandre.

Perfil dos candidatos
Tânia da Costa Rangel Alves, diretora de planejamento e desenvolvimento do Unileste, chama a atenção para o perfil dos vestibulandos envolvidos neste processo seletivo. “Eles estão cada vez mais jovens! Dois em cada três candidatos têm até 20 anos de idade. Ou seja, os estudantes estão fazendo o Vestibular aqui e nas federais assim que saem do ensino médio. Além de refletir uma valorização da continuidade dos estudos, isso demonstra que, embora haja procura pela gratuidade do ensino superior, muitos pais preferem que os filhos permaneçam em casa durante essa fase da vida”, relata.

Outro aspecto peculiar deste processo seletivo é que 34% das inscrições feitas têm origem em cidades fora do Vale do Aço, demonstrando que o Centro Universitário tem aumentado seu raio de influência. “Para atender esta demanda, estruturamos a realização da prova de maneira simultânea também em João Monlevade, cidade que tem apresentado índices significativos de interesse pelo Vestibular Unileste”, afirma Alexandre.

Morador de Nova Era, Wellington Gonçalves vai prestar o Vestibular Unileste pelo curso de Engenharia Mecânica, e confessa que está ansioso pela realização da prova. “Vou ter que me deslocar diariamente até Fabriciano para estudar. Vai ser uma rotina difícil, mas tenho certeza de que vai valer a pena. É um investimento no futuro”, salienta o vestibulando, que já se imagina universitário.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade