mar

Professor do Unileste integra Diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil

A partir desta quarta-feira (10), o Vale do Aço ganhará um representante no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG). O professor Roberto Caldeira, do curso de Arquitetura do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) tomará posse do cargo de diretor de habitação da entidade para o biênio 2010/2011, durante a realização da Semana de Arquitetura, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

No evento, que tem como tema Ano Estadual do Direito à Paisagem Urbana, Roberto também coordenará um ciclo de debates intitulado Habitação, Urbanização e Cidades, que contará com a participação dos renomados arquitetos Demetre Anastassakis e Silke Kapp. Ao final do debate, o professor deixará suas contribuições acerca de assuntos como o ensino da arquitetura, as práticas profissionais e a habitação de interesse social. Alguns destes relatos serão baseados em experiências vivenciadas em projetos de extensão que contam com o envolvimento de alunos do Unileste.

Posse no IAB-MG
Ao integrar a Diretoria do IAB-MG, a expectativa de Caldeira é contribuir para o avanço de iniciativas que favoreçam a implementação da Lei de Assistência Técnica, que prevê atuação profissional qualificada para a construção de moradias destinadas a famílias de baixa renda. “É importante propor ações e discussões que tragam à tona a questão da habitação de interesse social. Este é o caminho para que a arquitetura de qualidade se torne um serviço mais acessível a todas as camadas da população”, destaca.

Para o professor, esta conquista somente será possível por meio da integração, da troca de informações e da elaboração de propostas pelos municípios que compõem as diversas regiões do Estado. “Atualmente, um plano de trabalho da Diretoria de Habitação do IAB já vem sendo discutido para o próximo biênio. A proposta é promover encontros, programas, cursos e atividades capazes de estimular o debate desta questão”, adianta.

Na busca por avanços na área, Caldeira esteve engajado, no ano passado, na realização do I Fórum Habitar Vale do Aço, com o objetivo de discutir a importância de uma política regional integrada para a habitação. O evento reuniu representantes dos poderes público e privado, do terceiro setor e da comunidade acadêmica.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade