Professor do Unileste produz estudo sobre controlador natural das pragas do eucalipto, e tem resultados divulgados por revista da Embrapa

Imagem: Professor em pesquisa Prof. Cleber Ribeiro Jr., durante o desenvolvimento da pesquisa A edição número 45 da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, editada pela Embrapa, contém um artigo produzido pelo professor Cleber Ribeiro Júnior, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). A revista, publicada mensalmente, é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais e inéditos.

O artigo, intitulado Uso da Vespa Social Polistes versicolor no Controle de Desfolhadores de Eucalipto, foi produzido em parceria com os pesquisadores Thiago Elisei e Juliana Vaz e Nunes, da Universidade do Estado do Amazonas; Aluisio José Fernandes Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Fábio Prezoto, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O conteúdo integral do trabalho pode ser consultado no endereço eletrônico webnotes.sct.embrapa.br/pab/pab.nsf/FrAnual.

A pesquisa publicada tem como objetivo a observação da ação de vespas como agentes de controle de pragas em agrossistemas, uma vez que estes insetos são predadores de lagartas desfolhadoras de eucalipto, consideradas atualmente uma das principais pragas dessa monocultura. “Chegamos à conclusão que a espécie estudada apresenta potencial como agente controlador biológico, podendo contribuir para a preservação do meio ambiente ao reduzir o uso de produtos químicos como pesticidas”, revela Cleber.

O pesquisador destaca, ainda, as vantagens do uso dos controladores biológicos para a saúde humana. “Os resultados obtidos com a pesquisa se convertem tanto em benefícios para o ecossistema, quanto para a qualidade de vida dos trabalhadores rurais, frequentemente expostos à ação dos agrotóxicos”, completa.

Pesquisa
Para seu desenvolvimento, a pesquisa contou com 240 horas de observação das atividades de oito colônias de vespas da espécie Polistes versicolor, presentes em uma área de reflorestamento de eucalipto, localizada em uma fazenda no município de Juiz de Fora. Durante as dez horas de observação diária, foram registrados e qualificados, a cada 30 minutos, os retornos das operárias para as colônias.

No total, foram registrados 1.809 retornos, dentre os quais, 17,41% dos insetos voltaram com presas invertebradas. Diante da análise os dados comportamentais colhidos, foi possível observar a preferência alimentar das vespas pelas lagartas desfolhadoras. “Os estudos revelaram, ainda, que a ação de predação sobre os invertebrados estudados ocorre nas estações quente e úmida, e fria e seca, o que permite controle populacional das espécies herbívoras ao longo de todo o ano” conclui Cleber.

Malefícios
Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicados na revista Radis, apontam que o Brasil é maior consumidor mundial de agrotóxicos, que estão na base de sustentação do agro­negócio. Somente no ano passado, foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias no país, movimentando US$ 6,62 bilhões.

Os agrotóxicos têm o poder de destruir ecossistemas e a biodiversidade. Trabalhadores do campo e comunidades próximas às plantações estão expostos a diferentes e preocupantes graus de contaminação. O perigo também chega à mesa do consumidor por meio de alimentos com resíduos das substâncias.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade