Professoras do Unileste têm pesquisas apresentadas na República Dominicana

Imgem: Profs. Célia, Meubles e Jussara Da esq. para a dir.: Profs. Célia, Meubles e Jussara Entre os dias 7 e 11 de novembro, produções científicas originárias dos Vales do Aço e do Rio Doce serão compartilhadas com pesquisadores de diversas partes do mundo por meio do XXXII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em Bávaro, Punta Cana, na República Dominicana. O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será representado no evento por trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelas professoras Jussara Bôtto Neves e Célia Geralda de Oliveira Pessoa, ambas atuantes no curso de Enfermagem.

Entre as produções científicas selecionadas para apresentação oral durante o evento, constam o Diagnóstico do Gerenciamento de Resíduos Gerados nas Salas de Vacina da Rede Básica de Saúde do Município de Coronel Fabriciano-MG, elaborado pela professora Jussara; e Percepção Ambiental de Estudantes da Escola Municipal Otávio Cupertino dos Reis sobre a Importância da Água na Saúde, assinado pela professora Célia.

“Os dois trabalhos são resultados de dissertações desenvolvidas durante curso de mestrado concluído em 2009, através do Centro Universitário de Caratinga (Unec). Ambas produções serão apresentadas na República Dominicana por nosso orientador em comum e co-autor dos trabalhos, o professor doutor Meubles Borges Júnior”, explica Jussara. Além de representar as pesquisadoras no evento, o professor Meubles também realizará a apresentação oral um trabalho próprio, intitulado Construção de um Biodigestor Anaeróbico e Produção de Biogás Utilizando Dejetos de Suínos.

Apesar de não poder comparecer ao evento, a professora Jussara se sente gratificada por contribuir para a discussão de problemas e soluções científicas que serão debatidas por estudiosos e profissionais de diferentes regiões do planeta. “Certamente, as questões levantadas por nossos artigos serão enriquecidas e enriquecerão trabalhos e visões que têm se desenvolvido, paralelamente, em outras partes do mundo”, ressalta a pesquisadora.

Preservação ambiental nas Américas
O Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma realização da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, que abrange instituições, profissionais e estudantes de 32 países das três Américas, tendo como principal objetivo a integração de esforços pela preservação ambiental, pela saúde e pelo saneamento.

“Além de dar visibilidade a produções científicas e favorecer sua aplicação no mercado, eventos como esse têm facilitado a convergência de trabalhos originados em diferentes áreas geográficas e do conhecimento, o que permite que um mesmo problema seja abordado e discutido pela comunidade científica em suas mais variadas nuances, desdobramentos e contextos”, conclui a professora Jussara Bôtto.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade