fev
Enfermagem

Profissão com propósito: conheça a jornada profissional de Wesley Alves na Enfermagem

Wesley Alves é enfermeiro formado no Unileste, e trilhou uma jornada única e inspiradora, guiado por uma vocação profunda de servir às pessoas. Sua conexão com a profissão nasceu de experiências marcantes, começando com a perda precoce de sua avó para o câncer. O cuidado e a dedicação dos profissionais que a acompanharam deixaram impressões duradouras em Wesley.

Antes de começar na faculdade, o egresso explorou a possibilidade de seguir a vida religiosa, estudando em um seminário para se tornar padre. No entanto, sua verdadeira missão se revelou de maneira diferente. Embora não tenha seguido o caminho clerical, escolheu uma profissão que o colocaria a serviço das pessoas de maneira significativa.

Durante sua jornada acadêmica, Wesley enfrentou desafios ao conciliar o trabalho com os estudos, mas cada obstáculo o transformou e fortaleceu seu comprometimento. E a equipe docente desempenhou um papel crucial nessa transformação. “A enfermagem, tradicionalmente, é considerada uma profissão feminina, e desde o início da graduação estive em contato com grandes mulheres profissionais por quem tenho profundo respeito e admiração. Minhas professoras, hoje colegas de profissão e amigas de vida, me inspiraram e incentivaram a superar limites”, afirma o enfermeiro. Ao se formar, Wesley optou por seguir os passos na área de Cuidados Intensivos.

A inspiração do profissional vai além de suas experiências pessoais. Ele destaca a necessidade urgente de reconhecimento e valorização da enfermagem. “Embora a profissão seja fundamental para a cobertura universal de saúde, muitas vezes é subestimada. A enfermagem é vista como uma profissão secundária, com pouca valorização e reconhecimento”, lamenta. Wesley conclama por um reconhecimento mais amplo da profissão, conscientizando a sociedade sobre a importância vital dos enfermeiros na promoção da saúde e bem-estar.

Já sobre a atuação no mercado de trabalho, ele sinaliza que os profissionais da enfermagem devem, sempre, olhar para os pacientes com humanidade. “Os pacientes não são números, são pessoas, têm sentimentos, famílias, vivências únicas e merecem atenção”. Wesley cita os ensinamentos de Florence Nightingale, mulher que fundou a Enfermagem moderna, que estabeleceu em seu trabalho padrões que ainda hoje são relevantes. “Além da postura paciente e empática, temos que estar atentos para promover um ambiente limpo e calmo, com boa iluminação; fatores externos que fazem a diferença no tratamento e recuperação das pessoas que acompanhamos” finaliza o egresso.

A jornada de Wesley Alves é um testemunho inspirador de comprometimento, superação e dedicação à nobre missão de cuidar. Sua história ressoa como um convite à valorização da enfermagem, uma profissão que, nas mãos de profissionais dedicados como ele, continua a desempenhar um papel crucial na construção de um sistema de saúde mais humano e eficaz.

Publicado por Brenda Duarte

25 abril 2024