Mês Internacional da Mulher: Unileste promove ação em prol da saúde feminina

Findando as celebrações alusivas ao Mês Internacional da Mulher, o curso de Enfermagem do Unileste, realiza neste sábado (23), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Militar, em Ipatinga, ação de conscientização e cuidados com a saúde feminina. O evento, gratuito e aberto a todas as mulheres da comunidade, acontece das 8h às 12h.

A ação contará com palestras educativas, incentivo e instruções sobre o autoexame das mamas e a importância dos exames preventivos, ministradas pelos estudantes do Unileste. As profissionais de enfermagem que atuam na equipe da UBS Vila Militar também estarão disponíveis durante o evento para coletas de exames preventivos de colo de útero (Papanicolau), garantindo, assim, o acesso facilitado a esses importantes procedimentos.

Para a enfermeira e preceptora de estágio do Unileste, Daniela Alves do Santos, colocar o curso de Enfermagem do Centro Universitário como parceiro ativo em atividades de saúde que beneficiam a comunidade neste Mês das Mulheres e em todo o ano, demonstra a responsabilidade institucional em contribuir com as pessoas e, ainda, proporciona aos estudantes da graduação oportunidades essenciais para sua formação profissional. “O mês de março, por integrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), é uma janela de reforço para intensificar a prevenção às doenças próprias do organismo feminino. Por isso, entendemos que eventos como esse, que incorporam os serviços que podemos oferecer no curso de Enfermagem com o apoio às necessidades da comunidade, promovem um ambiente acolhedor e informativo, onde as mulheres podem se sentir à vontade para discutir suas preocupações de saúde e receber o apoio necessário”, ressalta.

Março Lilás

O Março Lilás é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer do colo do útero, considerado a terceira doença mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, para cada ano do triênio 2023-2025, são estimados cerca de 17.010 casos novos, com uma taxa de incidência de aproximadamente 15 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer do colo do útero é causado principalmente pela infecção do HPV, um vírus sexualmente transmissível, que, na maioria das vezes, não resulta em câncer imediato, mas pode levar a alterações celulares que eventualmente desenvolvem o tumor. Os sintomas, como sangramento vaginal irregular, corrimento fétido e dor pélvica, geralmente ocorrem em estágios avançados da doença.

Para combater essa enfermidade, a campanha enfatiza a importância da prevenção, que inclui o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacinação contra o HPV. Além disso, destaca a relevância do diagnóstico precoce por meio do exame de Papanicolau, permitindo a detecção e tratamento eficaz em estágios iniciais da doença, melhorando as chances de cura e reduzindo sua mortalidade.

Serviço:

Ação de conscientização e cuidados com a saúde feminina

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Militar, em Ipatinga

Data: 23/03 (sábado), das 8h às 12h

Público: gratuito e aberto a todas as mulheres da comunidade

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

25 abril 2024