Projeto interdisciplinar leva práticas acadêmicas a unidades de saúde do Vale do Aço

Preocupados em levar a aplicação de práticas acadêmicas à realidade diária de crianças em estado de internação hospitalar, professores e alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) dão início, nesta segunda-feira (21), ao desenvolvimento do projeto de extensão ‘Brinquedoteca’. A primeira ação será realizada no Pronto Socorro Municipal de Ipatinga, a partir das 14h30.

“Utilizamos a brinquedoteca, no curso de Pedagogia, como um laboratório de estudos sobre práticas de lazer e educação. Agora, através de um projeto de extensão, temos a oportunidade de externar o conhecimento produzido por meio do acompanhamento às atividades desenvolvidas em brinquedotecas localizadas em espaços hospitalares”, afirma Tereza Cristina Monteiro Cota, coordenadora do curso.

O funcionamento das brinquedotecas em unidades de saúde é uma exigência legal, definida pela Lei nº 11.104, de março de 2005. “A criança internada não pode ser privada de experiências lúdicas e pedagógicas, e o ambiente da brinquedoteca ajuda a amenizar os desconfortos vivenciados no hospital, resgatando a alegria, a autoestima e o bem-estar desses pacientes”, relata a professora Stela Maris Bretas, coordenadora do projeto.

Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia, acredita nas atividades lúdicas como caminho à humanização das internações infanto-juvenis. “Estudos mostram que brincar auxilia as crianças no enfrentamento da hospitalização. Inserir a atividade lúdica neste ambiente é uma forma de humanizar o tratamento, possibilitando que os jovens expressem seus sentimentos”, afirma.

Ação interdisciplinar
Além de beneficiar crianças em situação de internação, o projeto ‘Brinquedoteca’ possibilita aos universitários envolvidos a troca de experiências em diferentes áreas do conhecimento. “Uma ação interdisciplinar, como esta, possibilita aos alunos o entendimento das necessidades de assistência a um paciente ou educando de maneira integral, favorecendo a percepção dos fatores sociais, culturais, psicológicos e biológicos que influenciam o processo de tratamento da criança”, destaca Sandra Margon, coordenadora do curso de Enfermagem.

A brinquedoteca do Pronto Socorro Municipal de Ipatinga foi, recentemente, reestruturada a partir de uma ação beneficente promovida pelos estudantes do oitavo período do curso de Enfermagem do Unileste. “Concluídas as melhorias materiais, a ação será enriquecida pela atuação pessoal e profissional dos universitários na brinquedoteca. Temos certeza de que nesta relação, todos sairemos ganhando”, conclui. O projeto ‘Brinquedoteca’ também prevê ações no Hospital Vital Brasil, em Timóteo, no mês de outubro.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade