Rodrigo Barros representa o Unileste e alcança bons resultados nas Olimpíadas Universitárias

Imagem: Rodrigo competiu na primeira fase do decatlo Rodrigo competiu na primeira fase do decatlo Apesar de alguns percalços, o atleta Rodrigo Barros, aluno do curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), trouxe bons resultados das Olimpíadas Universitárias (JUBs 2010). A competição foi realizada entre os dias 5 e 14 de novembro, em Blumenau (SC), e embora não tenha participado das provas para as quais mais se preparou, o atleta conquistou a 4ª colocação nos 100 metros rasos, 5º lugar no salto em altura e 6ª colocação nas provas de arremesso de peso e 400 metros rasos.

“Meu objetivo era disputar o salto com vara, mas durante a viagem a ponteira da vara sumiu, impossibilitando sua utilização. Tentei competir usando o equipamento de outro atleta, mas o tempo foi insuficiente para que eu me adaptasse à vara emprestada”, explica Rodrigo. Diante do imprevisto, o atleta decidiu participar das etapas do decatlo (competição de atletismo composta por dez provas individuais), mas não pôde concluí-las porque seu vôo de retorno estava marcado para o mesmo horário da fase final da competição.

“Me senti frustrado, pois não pude disputar a prova para a qual passei os últimos meses me preparando. Mesmo assim, fiz o possível para representar bem o Unileste nas competições que participei, chegando a alcançar o 6º lugar geral nos resultados parciais do primeiro dia de decatlo”, afirma o atleta. Em agosto deste ano, Rodrigo conquistou ouro no decatlo, e foi vice-campeão nas categorias salto com vara e revezamento 4×100, após disputar o Campeonato Mineiro de Atletismo Adulto.

As Olimpíadas Universitárias são o maior evento esportivo universitário do país, reunindo milhares de estudantes entre 18 e 28 anos. Neste ano, participaram da competição representantes de 192 instituições de ensino dos 26 estados do Brasil e Distrito Federal.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade