2009
set
23

Sucesso profissional: Unileste comemora êxito de alunos e egressos

Rodrigo Barros Rodrigo acredita que o apoio do Unileste foi fundamental para o seu êxito nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras 2009A qualidade do ensino superior oferecido pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), em seus 40 anos de tradição no Vale do Aço, tem se refletido diretamente no sucesso profissional alcançado por seus alunos e egressos. E as conquistas se consolidam nos mais diferentes espaços: concursos públicos, publicação de artigos em importantes veículos científicos, seleção em mestrados e doutorados, destaques em competições de relevância nacional.

Outros fatores também reforçam e certificam esta qualidade, como a recente divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC), que classificou o Unileste como o segundo melhor Centro Universitário privado do interior do estado e melhor Instituição de ensino superior do Vale do Aço. Lançado em 2007, este indicador do Ministério da Educação (MEC) engloba em um único índice a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição avaliada.

Segundo Ana Marta Aparecida de Souza Inez, pró-reitora acadêmica do Unileste, estes êxitos resultam de todo o esforço feito pela Instituição em prol do oferecimento de melhores condições de ensino-aprendizagem. “Temos nos preocupado em levar às salas de aula propostas didático-pedagógicas, equipamentos e estruturas que permitam experimentações condizentes com as exigências do mercado de trabalho. E os frutos deste esforço são colhidos pelos próprios alunos, que se percebem preparados para os desafios da construção de uma carreira profissional”, salienta.

Publicação internacional
Um exemplo de sucesso vem da aluna Geisilaine Soares dos Reis, do décimo período do curso de Farmácia, que recentemente teve seu artigo publicado no boletim eletrônico internacional BLACPMA – Boletim Latino Americano e do Caribe de Plantas Medicinais e Aromáticas (www.blacpma.cl/index.htm).

O artigo, que tem como título ‘Preparação de protetor solar e avaliação da ação fotoprotetora do própolis verde’, é resultado da pesquisa desenvolvida pela aluna por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Instituição. O estudo contou com a colaboração e apoio dos professores e pesquisadores Leonardo Ramos Paes Lima, Analina Furtado Valadão e Mary Lucy Moreira, da área de Saúde do Unileste.

Para Geisilaine, o engajamento na pesquisa científica e a publicação do artigo representam o início de sua carreira como pesquisadora. “A pesquisa permite ao aluno desenvolver habilidades em investigação, escrita, leitura, interpretação e trabalho em equipe. No Unileste, tive a possibilidade de trabalhar com profissionais altamente gabaritados, que ampliaram meus conhecimentos”, afirma.

Formação sólida
Quem também colheu bons frutos do aprendizado adquirido no Unileste foi o egresso Maurílio Lázaro Júnior, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Em julho deste ano, ele alcançou o primeiro lugar no processo seletivo interno da Copasa, para o cargo de Supervisor de Núcleo Operacional em Teófilo Otoni. “Esta conquista é resultado de todo o conhecimento teórico adquirido tanto na graduação como na especialização que cursei no Unileste, aliado à minha experiência funcional”, destaca.

Feliz por sua conquista, Maurílio não esconde suas expectativas. “Esta aprovação é a realização do meu sonho: ser um profissional qualificado e reconhecido. Agora, meu desejo é desempenhar com responsabilidade e competência a função para a qual fui selecionado, garantindo à empresa o retorno esperado”, afirma.

Ensino que faz diferença
A dedicação durante o curso de Fisioterapia do Unileste fez toda a diferença na vida da egressa Daniela Fontes Gonçalves. A fisioterapeuta acaba de ser selecionada para doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolverá pesquisas nas áreas de Fisiologia e Farmacologia no Núcleo de Neurociências, considerado um centros de pesquisa mais conceituados do país.

“O curso de Fisioterapia do Unileste é muito bom, pois me proporcionou uma formação de qualidade, além da base para que eu alcançasse meus objetivos, como o doutorado. Estou muito feliz e agradeço a todos os que de alguma forma contribuíram para esta realização”, relata a estudante que acaba de concluir seu mestrado pela UFMG.

Preparação profissional
Simone Mendonça Lage Welling, aluna do curso de Psicologia do Unileste, também é motivo de orgulho para familiares, colegas e para a própria Instituição. A estudante, que já era graduada em Educação Física, conquistou o título de mestre pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

A partir de estudos sobre velhice e o corpo no mundo atual, Simone utilizou sua dissertação para discutir como o idoso percebe sua própria imagem corporal. “A graduação em Psicologia ampliou minhas possibilidades profissionais e o mestrado me ofereceu capacitação para o ingresso no campo acadêmico. Meu desejo é lecionar e trabalhar com pesquisas”, revela a estudante, que já planeja o ingresso no doutorado.

Incentivo ao esporte
Exemplo de determinação, o aluno Rodrigo Barros, do curso de Educação Física, prova que com dedicação e persistência é possível alcançar bons resultados. Por meio do incentivo e patrocínio do Unileste, ele participou das Olimpíadas Universitárias Brasileiras (JUB’s 2009), em agosto. O evento, que reuniu cerca de 3400 atletas, é considerado a principal competição esportiva universitária do Brasil.

Durante a competição, o estudante disputou provas na modalidade atletismo, categorias decatlo e salto com vara, classificando o Unileste e a Federação Universitária Mineira de Esporte entre as melhores do país. “Fico muito feliz pela minha classificação nas provas, que contaram com a participação de atletas profissionais e de nível olímpico. Estou entre os oito atletas mais completos do Brasil nas categorias que disputei”, explica Rodrigo Barros.

Para o estudante, o apoio recebido foi fundamental. “Gostaria de agradecer ao Unileste por todo apoio, força e incentivo. Sem a colaboração da Instituição, não seria possível esta conquista”, conclui.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade 
17 maio 2024
Conexão Educacional: Unileste inaugura Centro de Relacionamento em Ipatinga
13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito