nov

Teatro João Paulo II recebe espetáculo Nunca lhe Prometi um Jardim de Rosas

Imagem: Espetáculo Nunca lhe Prometi um Jardim de Rosas

Nesta quinta-feira (25), o Teatro João Paulo II, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), será palco do espetáculo Nunca lhe Prometi um Jardim de Rosas, produzido pelo Grupo de Teatro Encena. O evento tem início às 20h, com ingressos ao valor promocional de R$ 2.

Com texto e direção de Gilson Magno, a montagem é um mergulho no universo simbólico, em que a loucura e a sanidade se encontram para desvelar dramas, medos e angústias presentes no cotidiano humano. Dentre as relações retratadas estão fragmentos de histórias de uma mãe que perde o seu filho, de uma noiva deixada no altar no dia de seu casamento e de um homem que é devorado pela ganância.

Compõem o elenco do espetáculo alunos do ensino médio do Colégio Padre de Man e da Escola Técnica de Formação Gerencial, que durante todo o ano participam de aulas semanais de teatro com o professor Gilson Magno. Para esta apresentação, a peça contará com direção de arte assinada pela aluna Laís Coura, uma das revelações do Grupo Encena que, desde que foi criado, já realizou montagens como O Auto da Compadecida, Sonho de uma Noite de Verão, Auto da Barca do Inferno e A Herança.

Universo da loucura
Nunca lhe prometi um jardim de rosas partiu de uma pesquisa sobre o universo da loucura, baseada no estudo de importantes obras, como O Alienista, de Machado de Assis, o documentário Estamira, de Marcos Prado, além do livro da escritora Hannah Green, homônimo ao espetáculo. “A partir destas leituras, iniciamos um processo colaborativo. Cada aluno contribuiu com a criação de personagens e fragmentos de histórias que retratassem as mais diversas loucuras que fazem parte de nosso dia a dia”, explica o diretor.

Executado em linguagem performática, o espetáculo se apropria de recursos como o vídeo, a dança e a música. “Deixamos o texto em segundo plano, priorizando outros recursos para intensificar o campo das sensações e da subjetividade. Assim, o espetáculo ritualiza o corpo, produzindo num dizer sem palavras uma celebração da vida e da morte, da loucura e da sanidade, dando várias possibilidades de leitura ao espectador”, ressalta Gilson.

Nunca lhe Prometi um Jardim de Rosas
25/11 – 20h