2023
set
22
Notícias

UBEC participa do 9º Encontro de Pastoral IUS América

Entre os dias 19 e 21 de setembro, foi realizado o 9º Encontro de Pastoral IUS América, com a participação de representantes das Instituições Salesianas de Educação Superior de toda América Latina. A ação foi presidida na Chácara São Vicente/Lagoa da Cruz – MS, realizado tanto de forma presencial quanto virtual. 

O momento contou com a participação presencial do Reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino e do Presidente do grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair, e teve como objetivo, promover um espaço de reflexão, diálogo e partilha sobre a pastoral no espaço acadêmico. 

Na abertura do encontro, Dr. Genésio ressaltou a importância de um trabalho em rede, que deve fortalecer as ações das IUS. “Além do aspecto informativo, o encontro foi também uma oportunidade de troca de experiências, de conhecimento e da caminhada pastoral, no intuito de poder fortalecer e animar o percurso de cada uma das nossas instituições”, pontuou. 

No primeiro dia do Encontro, foi realizada uma conferência que explorou a compreensão, os desafios e as oportunidades da pastoral universitária. No segundo dia, o evento concentrou-se no tema “Percurso da Pastoral IUS América no Programa Comum: conquistas e orientações da pastoral”, além de compartilhar relatos sobre a implementação das linhas pastorais em cada IUS e apresentar o “Programa Comum e Políticas IUS 2023-2026 – Possíveis ações em conjunto”. 

No último dia do Encontro, após a celebração da missa, foi abordado o tópico “Pastoral Universitária e investigação”. Além disso, os participantes desfrutaram de uma visita à Paróquia Universitária São João Bosco, localizada no campus Tamandaré, e ao Museu das Culturas Dom Bosco. 

Sobre a IUS América  

Sob o nome de Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) se quis reunir todos os centros de ensino superior dos quais a Congregação Salesiana direta ou indiretamente é responsável. Composta por 22 organizações no continente americano, presentes em nove países: Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Chile e Venezuela, as IUS têm como objetivo principal oferecer aos jovens um serviço de formação: científica, profissional, humana e cristã, gerando oportunidades de acesso a tantos que vivem em desvantagem econômica e social.  

Clique aqui e confira os registros.  

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa
05 abril 2024
Paixão de Cristo: Unileste sedia musical “Foi por Amor”