Unileste anuncia novo Encontrão Pré-universitário

Encontrão Pré-universitário

No próximo sábado (7/11) o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) abre suas portas à população do Vale do Aço por meio de seu tradicional Encontrão Pré-universitário. De 8h às 17h, os campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga serão movimentados por mostras de atividades acadêmicas, visitas guiadas aos laboratórios, palestras, estandes, atividades físicas e de promoção da saúde, espaços de lazer e apresentações culturais. O evento tem entrada franca.

“Mobilizamos todo o Centro Universitário com o intuito de oferecer aos visitantes uma visão panorâmica do ambiente acadêmico e de suas possibilidades”, afirma Ana Lúcia Rezende, assessora de Eventos e Cultura do Unileste. Ao todo, 150 escolas dos ensinos médio e profissionalizante da região foram convidadas a usufruir da programação, que contará com sorteio de duas câmeras fotográficas digitais entre as instituições de ensino participantes.

“Prezamos pela proximidade com os estudantes e instituições de ensino médio porque o conhecimento da área acadêmica estimula os alunos à busca contínua pela qualificação profissional. Neste sentido, o Encontrão constitui uma importante oportunidade de contato desses alunos com o ambiente universitário do Unileste, onde 30 cursos de graduação poderão ser melhor conhecidos através de seus professores, alunos e instalações”, declara Genésio Zeferino, reitor da Instituição.

Durante o evento, os visitantes poderão realizar inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, ao investimento de R$10. A prova está agendada para o dia 13 de dezembro de 2009, com vagas abertas nas áreas de Ciências da Educação, Exatas, Saúde e Sociais Aplicadas. Grupos de estudantes e escolas interessadas em participar poderão agendar ou confirmar visitas pelo telefone (31)3846-5531.

Foco no mercado
Como novidade, esta edição do Encontrão contará com a participação de entidades como a Cenibra, ArcelorMittal e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-MG), que disporão de estandes para apresentação de suas atividades, políticas de estágio e vagas disponíveis no mercado.

Segundo Sandra Carvalho Silva, coordenadora do Setor de Estágios da Instituição, a presença dessas empresas no evento revela a busca pela integração entre academia e mercado, sempre almejada pelo Unileste. “O ingressante no ensino superior quer se qualificar para aumentar suas chances de ingresso e permanência no mercado. E essas oportunidades são aumentadas na medida em que a Instituição de ensino também se preocupa em criar pontes entre o meio acadêmico e o empresarial”, opina.

Além do acesso aos serviços de consulta de vagas de estágio, todos os visitantes poderão contar com espaços de orientação profissional dispostos nos dois campi do Centro Universitário.

Cultura e lazer
Entre as atividades de visitação e prática acadêmica, a programação do Encontrão prevê momentos de lazer e descontração. No Teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano, o Grupo Encena apresenta o espetáculo ‘Nunca lhe prometi um jardim de rosas’, em dois horários: 8h30 e 13h30. Além disso, durante todo o evento, os visitantes poderão se envolver em atividades de escalada e rapel, realizadas na passarela do bloco B.

Enquanto isso, em Ipatinga, a banda Dexter, de Timóteo, animará a programação com espaços de música ao vivo e repertório pop-rock. Professores e estudantes de Educação Física também agitarão o evento com aulas abertas de step.

Enem em pauta
Com o intuito de envolver professores e diretores das escolas visitantes em um momento de estudo e discussões sobre os processos seletivos para o ensino superior, a professora Tereza Cristina Monteiro Cota, coordenadora do curso de Pedagogia do Unileste, ministrará a palestra ‘Enem’.

Em sua apresentação, a coordenadora pretende abordar as principais mudanças e especificidades da prova, discutindo seus impactos sobre os alunos e instituições educacionais do país. A palestra acontece às 10h na sala E-306, em Ipatinga, e às 14h no Auditório Senhor José Vicente Justino, em Coronel Fabriciano.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade