Unileste comemora bons resultados no 1º Festival Universitário de Atletismo

A delegação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), participante do 1º Festival Universitário de Atletismo, realizado no último sábado (10), na Usipa, trouxe consigo resultados que têm enchido de orgulho a coordenação do curso de Educação Física. O estudante Rodrigo Barros conquistou o 1º lugar nas categorias 100 metros rasos, salto em distância e revezamento 4×100 metros, acompanhado de Ailton Pereira, Everton Alves e Caio Sachetto. Nas competições femininas, Joana D’Arc de Lima completou a lista de vitórias conquistadas, com o 1º lugar nos 800 metros.

O evento foi idealizado por Sildemar Estevão Venâncio, técnico da Usipa, e teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre atletas, estudantes e professores de Educação Física, proporcionando aos mesmos uma oportunidade de vivência prática das competições de atletismo. Ao todo, sete instituições de ensino superior das cidades de Ipatinga, Governador Valadares, Caratinga e Teófilo Otoni participaram do evento.

Desempenho
Durante a competição, o Unileste foi representado por 18 alunos, coordenados pelo professor Ricardo Rabelo. Além das vitórias obtidas, a Instituição contou com outras participações de destaque, como a do estudante Caio Sachetto, classificado em 3º lugar nos 1000 metros e nos 100 metros rasos. Athos Pereira também apresentou um bom desempenho, alcançando o 3º lugar no salto em distância. Por sua vez, no feminino, Joana D’Arc de Lima conquistou o 3º lugar no salto em distância e no revezamento 4×100 metros, ao lado de Andreza Lage, Flávia Santos e Thaís Oliveira.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física do Unileste, professor Tasso Guerra, o mais importante, além dos bons resultados dos alunos, é a oportunidade de vivência de experiências práticas. “Para alunos de Educação Física, futuros professores e técnicos esportivos, as competições permitem vivenciar momentos de superação, vitórias e derrotas, sensações de euforia ou frustração, dentre outros sentimentos que são importantes para a formação da personalidade, para o controle das emoções e do comportamento social dos atletas”, afirma.

Como o objetivo primordial do evento era promover o contato entre os cursos de Educação Física, seus professores e estudantes, não houve contagem de pontos para a definição da classificação geral das instituições participantes.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade