Unileste discute plantio de eucalipto e intervenção escolar em Encontro Nacional de Psicologia Social

Eucalipto

Desta sexta-feira (30/10) até o dia 2 de novembro, a professora Marleide Castro e o aluno Adriano Pinho, do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), participam do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), em Maceió. Com o tema Psicologia Social e políticas de existência: fronteiras e conflitos, o evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de Psicologia do Brasil e do exterior.

A programação do Encontro constará de conferências, simpósios, grupos de trabalhos temáticos, pôsteres, mesas redondas, exibição de vídeo, debate e sessões de lançamento de livros. Na oportunidade, Marleide Castro e Adriano Pinho apresentarão a pesquisa ‘O trabalho nas matas de eucalipto: a visão dos trabalhadores da região da Serra dos Cocais’. A docente também participará de uma mesa redonda com o relato sobre o estudo ‘Intervenção psicossocial em uma escola pública de ensino fundamental’.

Completando sua participação no evento, a professora Marleide será empossada no cargo de vice-presidente da Abrapso Regional Minas Gerais para o biênio 2010 a 2012, resultado das eleições realizadas no último mês de setembro. Para Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia, “a participação no evento fortalece a divulgação das pesquisas científicas realizadas na Instituição. Além disso, a posse da professora consolida o posicionamento atuante do curso de Psicologia do Unileste no cenário nacional”, declara.

Plantio e corte de eucalipto
A pesquisa que será apresentada por Marleide Castro e Adriano Pinho retrata a visão dos trabalhadores da região da Serra do Cocais, localizada no município de Coronel Fabriciano, sobre suas rotinas de trabalho, que consistem no plantio e corte de eucalipto para uma empresa de celulose do Vale do Aço.

A metodologia do estudo constou da realização de entrevistas. Por meio da análise dos depoimentos colhidos, verificou-se que estes trabalhadores reconhecem sua rotina de serviço como pesada e cansativa, além de destacarem que o ambiente de trabalho apresenta alto grau de periculosidade.

“Por meio do levantamento do perfil destes trabalhadores, é possível propor melhorias sobre suas condições de serviço nas matas de eucalipto e, ainda, pensar em alternativas de geração de emprego e renda, para que estas populações não se limitem apenas às atividades de plantio e extração do eucalipto”, destaca Marleide.

Intervenção em escola pública
Ainda durante Encontro da Abrapso, a professora compartilhará, por meio de mesa redonda, as experiências de uma intervenção psicossocial realizada em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Timóteo. “O trabalho consistiu na intervenção de estagiários do curso de Psicologia do Unileste em uma turma de segunda série, formada por 14 alunos que apresentavam alto grau de indisciplina”, afirma.

Durante a intervenção, foi diagnosticado que a turma em questão era formada de alunos identificados como cognitivamente atrasados na escola, respondendo a estes estigmas de forma bastante estereotipada. Para intervir nesta realidade, os estagiários realizaram dinâmicas e atividades lúdicas com a turma, além de estabelecerem espaços para trocas de informações com a professora e visitas domiciliares aos pais dos alunos.

“Ao final do processo, percebeu-se que crianças estavam mais entrosadas entre si e com a professora, e construíram uma visão mais positiva em relação à escola, que, de maneira geral, também passou a enxergá-los de outra forma. Apesar de algumas dificuldades de aprendizagem ainda persistirem, importantes barreiras que resultavam no fracasso escolar destas crianças foram rompidas”, finaliza a professora.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade