mar

Unileste e Instituto Camargo e Corrêa iniciam projeto de educação em Santana do Paraíso

Com a proposta de contribuir para a melhoria da educação infantil no município de Santana do Paraíso, o Instituto Camargo e Corrêa (ICC), em parceria com o curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), acaba de dar início às atividades do projeto Valorizando a Infância.

A iniciativa do ICC tem como objetivo fortalecer a capacitação de profissionais de entidades de educação infantil e da comunidade local por meio de uma formação que utiliza o lúdico como aspecto fundamental para o desenvolvimento integral de crianças entre zero e seis anos. A proposta é atender cerca de 40 educadores e 300 crianças de três entidades do município: Pequeno Lar, Caminho Feliz e Vó Margarida.

No projeto, o Unileste desenvolverá duas atividades de extensão da Pedagogia: o curso de Formação de Professores e Coordenadores de Creches e a Brinquedoteca. Os trabalhos contarão com o envolvimento de seis alunos bolsistas, dos cursos de Pedagogia e Psicologia, e das professoras Tereza Cristina Cota, Edna Martins de Oliveira e Stela Maris Bretas.

Capacitação
De acordo com Tereza Cristina, as capacitações dos educadores tiveram início no mês de fevereiro. Ao todo, serão realizados dois encontros semanais até o mês de dezembro. “Acreditamos que este trabalho promoverá importantes reflexões acerca da prática destes professores, além de ampliar as possibilidades de atendimento no que se refere à educação e ao cuidado com as crianças”, afirma a professora e coordenadora do curso de Pedagogia do Unileste.

Durante a capacitação serão abordados assuntos como a história da infância; linguagem oral; educação ambiental; higienização e nutrição; cinema comentado; matemática e jogos; educação para o trânsito e artes. As atividades contarão, ainda, com a colaboração do curso de Nutrição do Unileste.

Brinquedoteca
Estimular o aprendizado por meio de atividades lúdicas é a proposta das brinquedotecas que serão implantadas nas entidades atendidas pelo projeto. Segundo a professora Stela Maris Bretas, a previsão é de que estes espaços estejam em funcionamento até o final do mês de março. “Brincando, a criança desenvolve o raciocínio, socializa com outras crianças e desenvolve a motricidade e a afetividade. Por isso, estes espaços são importantes”, explica a professora.

Nas brinquedotecas, as atividades serão conduzidas por estudantes de Psicologia e Pedagogia do Unileste, que receberão bolsas de incentivo do ICC. “Desenvolveremos um planejamento semanal junto a estes estudantes, para que eles possam colocar em prática as atividades. A ideia é separar as crianças por grupos com idades iguais. Desta forma, será possível desenvolver atividades adequadas a cada uma das faixas etárias atendidas”, detalha Stela Bretas.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade