Unileste promove conscientização para o trânsito e educação ambiental em palestras na Eptom

Esta terça-feira (15/9) será de conscientização para o trânsito e educação ambiental para os alunos da Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Machado (Eptom), em Ipatinga. As atividades serão coordenadas por uma equipe de professores e alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária e Ambiental, Enfermagem, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Enfermagem do Trabalho do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG).

“Os temas serão abordados com o objetivo comum da redução de perdas sociais, econômicas e ambientais através de ações educativas”, afirma Solange Andrade Avelar, uma das docentes envolvidas no projeto. As atividades serão realizadas em conformidade com a faixa etária e as áreas de interesse dos alunos. “Como a Eptom atende a jovens entre 14 e 18 anos, direcionaremos as palestras às normas de circulação de ciclistas e primeiros socorros, além de alternativas de reciclagem visando a proteção de nossas águas superficiais”, explica a professora. As docentes Cláudia Diniz e Marluce Queiroz também participam da organização das atividades, que têm início às 9h, no Centro de Treinamento Gian Carlo Vela, no Bairro Forquilha. A Prefeitura Municipal de Ipatinga apoia o evento, garantindo toda a infraestrutura necessária para a sua realização.

Ação educativa
Buscando promover a conscientização popular, atividades educativas como treinamentos em ambientes organizacionais e palestras em escolas dos ensinos médio e profissionalizante da região têm sido empreendidas como parte dos projetos de extensão ‘Preservação Ambiental do Ribeirão Caladinho’ e ‘Educação no trânsito: ferramenta para a vida’, coordenados pela professora Marluce Queiroz.

“Em ambos projetos, utilizamos ações interdisciplinares, em que estudantes de diferentes cursos se unem para a conscientização da comunidade sobre o seu poder de transformação da realidade por meio de ações cotidianas. Assim, tanto estimulamos os universitários à adoção de uma postura proativa, quanto convidamos a população como um todo a uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais de seus próprios hábitos”, declara.

Inserindo as campanhas educativas no dia a dia do ambiente escolar, Marluce pretende passar as informações sobre reciclagem, meio ambiente e comportamento no trânsito de maneira a torná-las tão importantes quanto o conhecimento apreendido em sala de aula. “A educação voltada para a prática social, para as situações do cotidiano, é essencial. E introduzindo projetos como estes nas escolas do Vale do Aço, buscamos formar jovens mais conscientes, capazes de atuar como multiplicadores desse aprendizado,” ressalta.

Inscrições
Escolas e empresas interessadas em receber os projetos ‘Preservação Ambiental do Ribeirão Caladinho’ e ‘Educação no trânsito: ferramenta para a vida’ poderão enviar e-mails para extensao@unileste.edu.br solicitando sua inclusão no cadastro de participantes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5677.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade