Unileste promove dia de ação social no Caladinho, em Coronel Fabriciano

Ação social

Alunos, professores e funcionários do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) já estão mobilizados para a realização de mais uma edição do Empreender Social. Promovido pelo curso de Administração, o evento acontece no próximo sábado (21), de 9h às 16h, no estacionamento do Supermercado Torres, entre as ruas Belo Horizonte e Brasília, no bairro Caladinho de Baixo, em Coronel Fabriciano.

O evento é aberto à comunidade e contará com diversas atividades e serviços gratuitos, como oficinas de artesanato, orientação profissional e de uso de medicamentos, corte de cabelo, espaço de diversão para as crianças, shows com artistas regionais e sorteios de brindes.

Segundo a professora Betinna Tassis, que faz parte comissão organizadora, o projeto representa mais que uma grande ação sociocultural de integração com a comunidade. “Também criamos espaços para que entidades, pequenos empreendedores e movimentos sociais mostrem seus trabalhos, promovendo, desta forma, o resgate dos valores históricos, artísticos, artesanais e gastronômicos da região”, destaca.

Alem do curso de Administração, o Empreender Social conta com o envolvimento de diversos cursos das áreas de Exatas, Saúde, Educação e Sociais Aplicadas do Unileste. Também contribuem para a realização do evento a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano, o Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga, Supermercado Tôrres, Cenibra, Brahma, Jornal Vale do Aço e Esporte no Vale Adventure.

Formação humanizada
Betinna destaca que o evento é um exercício que permite aos estudantes o desenvolvimento de suas competências técnicas e habilidades de relacionamento interpessoal, além de reforçar a importância do papel do profissional administrador, no que se refere a uma atuação mais humanizada. “Na disciplina Laboratório de Desenvolvimento Empresarial I, os alunos são estimulados a promover práticas administrativas no desenvolvimento de empresas cidadãs. Neste sentido, eles dão consultoria a instituições do terceiro setor, como creches, asilos, associações de bairro, entre outras”, explica a professora.

Atividades e serviços gratuitos
Durante o evento, o público contará com diversas atividades e serviços, como orientações gratuitas de saúde, exposições de artesanato, oficinas de origami, cartões, balões e bolsas de material reciclado, serviços de beleza e praça de alimentação com gastronomia típica regional, entre outros atrativos.

Para as crianças, haverá atividades especiais, como pintura facial, brinquedos infláveis, cama elástica, brincadeiras de rua e parede de escalada, que serão desenvolvidas pelos alunos do curso de Turismo, em conjunto com a Guarda Mirim e a empresa Esporte no Vale Adventure.

O Empreender Social também contará com diversas atrações artísticas culturais, como capoeira, maculelê, hip hop, teatro de fantoches, teatro sobre drogas, grupo de dança, além da apresentação da banda de música e dos cães adestrados do Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga. Outro destaque da programação serão os shows com as bandas e cantores regionais Cristiano e Ranyeri, Forró e Cia, Matboy e Monterri Jack.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade