Unileste promove VII Fórum de Aleitamento Materno

Aleitamento Materno

O apoio, a defesa e o estímulo dos profissionais de Saúde ao aleitamento materno serão abordados nesta quarta-feira (28) por meio do VII Fórum de Aleitamento Materno, promovido pelo curso de Nutrição do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). O evento será realizado no Teatro João Paulo II, no campus de Coronel Fabriciano, de 13h30 às 17h, com entrada franca.

De acordo com Ana Laura Grossi de Oliveira, coordenadora do curso, a programação foi planejada com o intuito de reunir profissionais e estudantes da área da Saúde, bem como gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente, em torno de discussões sobre a importância da amamentação e o papel do aleitamento para o desenvolvimento saudável da criança. “O Fórum contará com palestras, mesa redonda e apresentação teatral, tudo idealizado para que os segmentos envolvidos sejam sensibilizados quanto a importância do aleitamento”, afirma.

O Fórum de Aleitamento Materno é realizado há seis anos pelo curso de Nutrição e, a partir de 2009, passou a integrar a lista de projetos de extensão e ação comunitária geridos pela Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unileste. Este novo formato permitiu a ampliação das atividades do projeto, que passou a contar com a oferta de palestras para gestantes e familiares em postos de saúde, serviços de denuncia à Anvisa acerca de propagandas que desestimulam o aleitamento materno, bem como produção de material educativo direcionado ao público em questão.

Desmame precoce
Segundo a professora Nilma Lessa, organizadora do evento, apesar dos inúmeros esforços de conscientização, empreendidos em todo o país, no Brasil a prevalência de aleitamento materno ainda não alcançou o índice preconizado pelo Ministério da Saúde, e o desmame precoce é a principal causa de hospitalização de crianças e da mortalidade neonatal e infantil. “Vários são os motivos que levam ao desmame, desde a falta de apoio e orientação dos serviços de saúde pública, até o marketing comercial e alguns tabus que persistem entre a população”, declara.

A aluna Fransuelem Frois, que produziu e apresentará o vídeo de abertura do evento, acredita que o Fórum coroará o trabalho de conscientização que vem sendo desenvolvido por meio do projeto. “Ao longo do Fórum, tentaremos envolver todos os interessados nas discussões sobre amamentação, dando voz, inclusive, às mães que passaram, ou estão passando, por essa experiência, por meio de sua participação numa mesa redonda”, adianta.

Vacina natural
A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade. “O leite materno é completo. Isso significa que até os seis meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento, nem mesmo chá, suco, água ou outro leite. Só depois dos seis meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos”, destaca a professora Nilma.

A mãe pode continuar amamentando seu bebê até os dois anos, ou mais, pois o leite materno funciona como uma vacina, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, a amamentação possibilita um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê, favorecendo o desenvolvimento de sentimentos de proteção e cuidado familiar em ambos.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade