Unileste recebe espetáculo A Família de Arthur

A Família Arthur

O palco do Teatro João Paulo II, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), no campus de Coronel Fabriciano, recebe, nesta sexta-feira (9), a visita ilustre da Família de Arthur. A montagem, que estreia às 20h30, é uma produção independente do Grupo Atempus, de Timóteo, sob direção de Rúbia Maroli.

Para os alunos do Unileste foram disponibilizadas 100 cortesias, que podem ser retiradas na Assessoria de Cultura e Eventos, no 2º piso do bloco K, campus de Coronel Fabriciano. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) e estão à venda na Loja Agito (15 de novembro, 95, Centro Norte – Timóteo), In Vista Comunicação (Fícus, 161, sala 306, Horto – Ipatinga), com os integrantes do Grupo Atempus e na bilheteria do Teatro, no dia da apresentação. Também terão direito à meia entrada, espectadores que se chamam Arthur. Basta apresentar a carteira de identidade no momento da aquisição do ingresso.

O espetáculo conta com o apoio do Unileste, da Fundação ArcelorMittal Acesita, do iluminador Morrison Deóli, do designer gráfico Gustavo Jácome e do jornalista e assessor de comunicação Rômulo Amaral. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 8872-2351 ou pelo e-mail grupoatempus@gmail.com.

O espetáculo
A Família de Arthur, escrita pelo dramaturgo e psicólogo Beto Oliveira, é um drama contemporâneo em quatro atos que apresenta uma relação familiar, evidenciando a interferência de cada um nas ações, vida, sonhos e rotina dos outros membros da família. Trata-se de uma família composta só de irmãos que têm suas vidas e escolhas questionadas a partir do voto de silêncio de um deles.

“Através da peça, é possível enxergar como a família é determinante em nossas escolhas, e como o teatro é a arte da identificação, afinal, já o definiram como a arte que coloca o homem diante do homem. Invisto neste espetáculo não como fórmula tradicional de sucesso, mas como risco que é inerente à arte, e na busca de um novo olhar para dentro de nós e de nossas famílias”, argumenta a diretora Rúbia Maroli.

No mês de julho, o Grupo Atempus realizou um ensaio aberto do espetáculo na Fundação ArcelorMittal Acesita, em Timóteo. Na oportunidade, o público contribuiu com críticas e sugestões que, a partir de análises e discussões, foram incorporadas à montagem.

Relações de conflito
Os conflitos existentes pela relação dos quatro irmãos com Arthur é um dos pontos fortes do espetáculo. “O drama de cada um dos personagens é algo que desperta o interesse do público, uma vez que em seus desabafos e relatos estão situações já vivenciadas por muitas pessoas, que acabam se identificando na história”, comenta Rúbia Maroli.

Para reforçar o drama e os conflitos vividos pelos personagens, o espetáculo adota a linguagem intimista, investindo na dramaticidade do próprio texto e na força da atuação dos atores. Por outro lado, o tom de humor de algumas cenas facilita a identificação do espectador com a obra, levando-o a contrapor alegria e dor como sentimentos essenciais e próprios das relações humanas.

O espetáculo adota como cenário mobiliários simples em tons de madeira crua, e mantém a relação com os figurinos também em tons de marrom. “Estes elementos evidenciam a falta de vida e a amargura dos personagens, reforçando o arquétipo familiar proposto na dramaturgia”, justifica a diretora.

Um jogo utilizado na montagem e que promete chamar atenção do espectador é a interpretação da irmã de Arthur. No palco, duas atrizes dão vida à mesma personagem, com gestos e falas sincrônicas, causando surpresa no público e, ao mesmo tempo, fortalecendo e dando mais vigor à personagem. Outro recurso que intriga o público é a natureza do personagem Arthur, que consegue se fazer presente e ausente durante todo o espetáculo.

Grupo Atempus
Criado em agosto de 2008, o grupo de teatro Atempus se formou pela junção de ex-alunos do curso de teatro Arte em Ação, na Fundação ArcelorMittal Acesita. O grupo é composto pelos atores Alexandre Gonçalves, André Rissi, Ariane Gandra, Beto Oliveira, Camila Vaz, Francis Fernandes, Leandro Santana, Luiz Henrique Siqueira e Mari Antonaci, além da professora do Arte em Ação, a atriz e diretora Rúbia Maroli.

O Atempus se tornou conhecido pelos ensaios e reuniões que vem realizando desde abril no Coreto da Praça 1º de Maio, em Timóteo. Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho do grupo pode acessar o site http://atempus.multiply.com.

Espetáculo: A Família de Arthur
9 de outubro (sexta-feira) – 20h30
Teatro João Paulo II – Unileste – Coronel Fabriciano
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)