Unileste sedia 1ª Conferência de Comunicação da Região Metropolitana do Vale do Aço

Na próxima quarta-feira (21/10), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será sede da 1ª Conferência de Comunicação da Região Metropolitana do Vale do Aço (Confecom), instaurada pelo prefeito Chico Simões a partir do Decreto n.º 3.203/2009. O evento tem início às 9h, no Auditório Senhor José Vicente Justino, no campus de Coronel Fabriciano.

De acordo com o vereador Marcos da Luz, que integra a comissão organizadora do evento, a Confecom tem caráter de etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Comunicação. “Os objetivos deste encontro são discutir o atual cenário da comunicação na região; instituir um marco regulatório que contribua para a democratização da comunicação no país; eleger representantes para as etapas estadual e nacional do evento; e discutir os eixos temáticos da pauta da Conferência Nacional, definidos como Produção de conteúdo, Meios de distribuição e Cidadania: direitos e deveres”, pontua.

Também compõem a comissão organizadora da Confecom lideranças sindicais regionais, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), professores e estudantes do curso de Comunicação Social do Unileste e a Associação dos Municípios para o Desenvolvimento Integrado (AMDI).

Expectativas
Poderão participar da etapa municipal da Conferência os poderes públicos regionais, entidades e órgãos que atuam na área da comunicação, empresários, estudantes e outros setores organizados dispostos a contribuir para a democratização dos meios de comunicação no Brasil.

A etapa estadual da Conferência já está marcada para os dias 29 a 31 de outubro, em Belo Horizonte, enquanto a etapa nacional está prevista para os dias 14 a 17 de dezembro de 2009, em Brasília.

“É a primeira vez que a comunicação será repensada no país pelo conjunto da sociedade. É uma iniciativa importante e esperamos dar vazão a discussões sobre o setor, que é crucial para a democracia”, destaca Marcos Túlio Silva, presidente da CUT Regional do Vale do Aço.

Semana da Comunicação
Enriquecendo ainda mais o debate sobre o atual cenário da comunicação no país, a Confecom foi disposta em meio à programação da 9ª Semana da Comunicação do Unileste, que tem início na terça-feira (20) e se estende até o dia 23/10.

Abordando o tema Comunicação e a importância do diploma, a Semana prevê palestras, mostra de comunicação visual, exposição de fotografias, oficinas e um concurso de criação publicitária e produção jornalística. A programação completa do evento pode ser consultada em www.unileste.edu.br/semanadacomunicacao.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade