Unileste tem representante no Campeonato Brasileiro de Atletismo Caixa Sub-23

Rodrigo Barros

No próximo fim de semana, o curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) contará com um representante na seleção mineira de atletismo para a disputa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23. Nos dias 31/7 e 1/8, Rodrigo Barros de Oliveira Ramos, aluno do 8º período do curso, competirá com os principais atletas do Brasil na categoria decatlo. Ao todo, 350 atletas de 23 estados participarão do Campeonato.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, lembra que os Campeonatos Sub-23 “foram criados por sugestão da Federação Internacional para facilitar a transição dos atletas da categoria juvenil (até 19 anos) para a adulta,” afirma. Neste sentido, o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 tem como objetivo a integração nacional, a difusão do atletismo e a verificação do desenvolvimento técnico desta modalidade esportiva nos diversos estados do país.

Para Rodrigo, além de reconhecimento por seu trabalho, a convocação feita pela Federação Mineira de Atletismo representa uma oportunidade a mais de desenvolvimento pessoal e profissional. “Este é o principal e mais importante campeonato que disputarei neste ano, e serve como base para a minha preparação para os Jogos Brasileiros Universitários 2010, que acontecerão em novembro, em Blumenau-SC, onde representarei o Unileste”, destaca.

Decatlo
O decatlo é uma competição de atletismo composta por dez provas individuais. Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as modalidades: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 100 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros.

A competição exige uma resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Os atletas participantes recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade