Unilestegym e Festival da Plateia para o Palco em cartaz no Teatro João Paulo II

Imagem: Unilestegym e Festival da Plateia para o Palco

Ritmo e expressão corporal serão a atração da noite deste sábado (20) no Teatro João Paulo II, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), onde estarão em cartaz dois tradicionais eventos do curso de Educação Física: Unilestegym e Festival da Plateia para o Palco. A programação tem início às 19h, com apresentações artísticas gratuitas, abertas ao público.

Organizados pelas professoras Iula Lamounier Lucca, Flávia Santos e Heloísa Thomas Rabelo, o Unilestegym e o Festival da Plateia para o Palco são projetos de extensão do curso de Educação Física do Unileste, que transformam as atividades desenvolvidas durante o semestre letivo em manifestações artísticas, valorizando a cultura regional e contribuindo para a adoção de um estilo de vida ativo.

“A cada semestre, os alunos estudam aspectos relacionados à história, à cultura de movimento e às técnicas específicas de diferentes modalidades esportivas, para que possam elaborar, ensaiar e apresentar coreografias de ginástica de academia, ginástica geral, rítmica, acrobática e danças de diferentes estilos. O processo culmina na realização do Unilestegym, um belo espetáculo de ginástica e dança que é sempre prestigiado pela comunidade”, explica Iula.

O Festival da Plateia para o Palco, por sua vez, resulta de uma demonstração do desenvolvimento dos participantes do Projeto AtivaIdade e da Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste. “Neste contexto, não importa o nível técnico dos alunos. Todos se esforçam para a apresentação de coreografias criativas aos seus amigos e familiares”, destaca a professora Flávia.

Nesta edição do evento, o Teatro João Paulo II abrigará a execução de 13 apresentações baseadas em ginástica acrobática, ginástica rítmica, ginástica artística, ginástica geral, ginástica aeróbica, step, jump, dança recreativa e axé dance.

Atuação junto à comunidade
Há mais de 20 anos em funcionamento no Vale do Aço, a Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste atende crianças da comunidade desde 1989, estimulando os jovens ao desenvolvimento de importantes qualidades físicas e psicomotoras. “Os benefícios são visíveis, principalmente no que diz respeito à força, flexibilidade, agilidade, socialização e ao desenvolvimento de traços de personalidade como ação, disciplina, responsabilidade e coragem”, salienta Flávia.

Por outro lado, envolvendo adultos em atividades físicas orientadas, o projeto AtivaIdade se divide em dois grupos: o primeiro composto por indivíduos a partir dos 25 anos, e um segundo formado por idosos a partir dos 50 anos. “Com os adultos mais jovens, realizamos um programa de exercícios físicos, levando em consideração o dinamismo do dia a dia desses participantes. Junto aos idosos, estimulamos a prática de exercícios, mas dentro de um contexto de socialização, envolvendo-os também em atividades culturais”, completa a professora Heloísa Rabelo, responsável pelo projeto.

“Das ações comunitárias que compõem os projetos AtivaIdade e Academia de Ginástica e Trampolins, nascem oportunidades de prática profissional que contribuem para a formação acadêmica dos estudantes do curso de Educação Física. As apresentações deste sábado refletirão os benefícios mútuos que resultam destas iniciativas”, conclui a professora Iula.

Unilestegym e Festival da Plateia para o Palco
20/11 – 19h
Teatro João Paulo II – Unileste-MG, campus Coronel Fabriciano
Evento aberto ao público, com entrada gratuita