set

‘X Semana de Iniciação Científica e I Semana de Extensão’ movimentam campus do Unileste em Coronel Fabriciano

Pesquisa

Quatorze instituições envolvidas e 237 projetos inscritos compõem a programação da ‘X Semana de Iniciação Científica e I Semana de Extensão’ do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), que trazem como tema central ‘Pesquisa e Extensão: diferenciais acadêmicos’. As atividades serão desenvolvidas a partir desta segunda-feira (21), com apresentações orais, números culturais, estandes e exibições de pôsteres. A abertura do evento acontece às 19h, no Teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano.

Para Marcelo Vieira Corrêa, diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unileste, a Semana reflete a integração entre ensino, pesquisa e extensão, que compõem a base da formação profissional oferecida pelo Centro Universitário. “Nos preocupamos em oferecer uma formação integral aos nossos alunos, estabelecendo meios para que os mesmos se desenvolvam no plano teórico, através da investigação científica, e no plano prático, por meio do contato direto com a comunidade”, relata.

Empresas como a Usiminas, Cenibra e Mannesman também estarão envolvidas na Semana, através do fomento a projetos de pesquisa em andamento no Unileste. “O alcance deste evento é realmente muito significativo, pois entidades, docentes e estudantes, do ensino médio ao mestrado, poderão interagir e compartilhar experiências nos campos científico e da responsabilidade social. Essas trocas, seguramente, resultarão em muita aprendizagem e parcerias para o desenvolvimento de projetos de interesse comum”, destaca Carla de Arêdes Brum, coordenadora de Iniciação Científica da Instituição. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Incentivo à pesquisa
Como estímulo ao ingresso no universo investigativo das pesquisas, o Unileste incentiva seus alunos de graduação a atuarem como jovens pesquisadores em projetos apresentados por professores da própria Instituição. Reforçando essa prática, em 2009 o Unileste alcançou um índice recorde de bolsas recebidas por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ao todo, 40 projetos de Iniciação Científica do Centro Universitário foram agraciados com bolsas no início deste ano, superando em 30% o número alcançado em 2008.

Além das concessões aos estudantes universitários, a Instituição recebeu 15 bolsas BIC-Júnior, superando as dez obtidas no último ano. O programa estimula a produção científica entre estudantes do ensino médio e profissionalizante das redes estadual, municipal e federal do Vale do Aço, por meio de bolsas de incentivo no valor de R$100 mensais.

“Desenvolvemos projetos com o apoio da Fapemig desde 2003, e hoje alcançamos uma posição de destaque entre as instituições beneficiadas no estado, com números proporcionais, inclusive, aos obtidos por universidades federais. Não por acaso, já somos considerados pelo MEC o melhor Centro Universitário privado do interior de Minas” afirma Marcelo.

Estimulando a pesquisa científica voltada para o aprimoramento de produtos e processos aplicáveis ao mercado, o Unileste conta, ainda, com bolsas concedidas ao curso de Mestrado em Engenharia Industrial, duas delas recebidas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); outras duas oriundas da Mannesman; e duas bolsas custeadas também pela Fapemig. Ainda ligadas ao mestrado, alunos de graduação do Unileste dispõem de três bolsas de Iniciação Científica, sendo duas ofertadas pela Cenibra e uma concedida pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade