2022
set
20
Enfermagem

Estudantes de Enfermagem realizam capacitação para cuidadores de idosos

Cuidar de uma pessoa com doenças crônicas ou comorbidades requer estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de cuidados no cotidiano. Com esse foco, estudantes do curso de Enfermagem realizaram, na última semana, na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), uma oficina gratuita para qualificar mais de 30 cuidadores para atuarem com idosos.

A capacitação abordou, entre outros assuntos, noções básicas de cuidados, higiene, aspectos nutricionais, mobilização e prevenção de acidentes e lesões. Segundo a coordenadora do curso, Virgínia Maria da Silva Gonçalves, o envelhecimento é um processo que afeta todos os indivíduos de forma lenta e gradativa, provocando alterações biológicas e socioambientais, tornando-os dependentes dos familiares e cuidadores.

Virgínia ainda acrescentou que um dos papéis da enfermagem é ser um agente de transformação social na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “É função do enfermeiro capacitar cuidadores, pois, é a enfermagem que treina, educa, supervisiona e auxilia no processo saúde-doença do idoso, além de contribuir, significativamente, para a integração entre profissionais e usuários do sistema de saúde”.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema