2022
set
22
Notícias

Professor do Unileste é entrevistado pela National Geographic

O coordenador de Iniciação Científica do Unileste, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, foi entrevistado pela National Geographic – importante canal de comunicação que explora questões ambientais no planeta –, neste mês. O assunto foi, capivaras. É isso mesmo!

O docente dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária é biólogo especializado em fauna, pesquisador sobre o assunto e já produziu várias obras científicas sobre esses animais, como os artigos: “Manejo de população problema através de método contraceptivo cirúrgico em grupos de capivaras” e “Comportamento de um grupo de capivaras em uma área urbanizada”.  Obras que fizeram do professor referência no assunto no Brasil.

As publicações abordam desde a estrutura familiar do grupo, processo evolutivo, até a sua relação com o homem em diferentes ambientes. “Minha curiosidade pelos animais começou já na graduação.  E ao procurar informações sobre eles me deparei com poucas obras falando sobre as capivaras. Isso me motivou a estudar esse grupo de animais e produzir materiais sobre como vivem, se adaptam ao ambiente urbano e a desmitificar que esses roedores são transmissores de doenças”, explica.

Marcos ainda acrescenta que fica feliz em poder contribuir, por meio de suas pesquisas e estudos, com a disseminação de conhecimento sobre esses animais tão importantes para a natureza. “As obras científicas são meios fundamentais para transmitir à comunidade novas descobertas, análises e, também, agregar informações pertinentes à comunidade científica. Fiquei lisonjeado em contribuir com a matéria da National Geographic sobre as capivaras”.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema