jan
Extensão

Estudantes do Unileste adaptam jogos educativos para prevenção da violência sexual infantil

Com o objetivo de conscientizar, prevenir e contribuir de maneira significativa no combate ao abuso sexual infantil, os estudantes dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda do Unileste, desenvolveram uma versão inovadora de jogos educativos. A iniciativa visa disseminar a conscientização, prevenção e engajamento social em relação a esse tema delicado.

Anualmente, no Brasil, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual, porém, apenas aproximadamente 7,5% dos casos são denunciados. Segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, quatro primeiros meses de 2023 foram registradas, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas e psíquicas.

Diante dessa realidade alarmante, o coordenador dos cursos de comunicação e professor do Unileste, Me. Rodrigo Cristiano Alves, desafiou seus estudantes a abordar o tema por meio da criação de produtos educativos, no âmbito da disciplina “Criatividade e Inovação”. O coordenador enfatizou a importância de não apenas utilizar técnicas como identidade visual, design e diagramação, mas também de aprofundar o entendimento sobre o assunto, garantindo que as narrativas dos jogos fossem educativas e adequadas ao público infantil e adolescente, além de serem eficazes na promoção da aprendizagem. “Nossa responsabilidade vai além do mero entretenimento, pois temos a chance de impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes, tornando-os mais conscientes e preparados para enfrentar situações delicadas.”,ressaltou.

Os protótipos dos jogos, desenvolvidos com a colaboração dos estudantes de Psicologia, foram submetidos à avaliação do coordenador do curso de Psicologia do Unileste, Dr. Eustáquio José de Souza Júnior, que os testou junto com os estudantes da graduação. A eficácia das peças em relação aos objetivos estabelecidos foi avaliada e, após algumas considerações, os jogos foram disponibilizados para uso em projetos de extensão e estágios realizados pelos estudantes em instituições de ensino básico, onde atuam. Isso representa um passo significativo na luta contra o abuso sexual infantil e na promoção de um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes.

Jogos interativos, preventivos e gratuitos

Foram criados jogos de cartas, memória e tabuleiro, de forma lúdica e criativa, com linguagem próxima às crianças para gerar, assim, identificação e maior compreensão do público-foco (crianças e adolescentes). Além de trazer luz a um tema delicado, os jogos também foram cuidadosamente adaptados para atender às necessidades especiais das crianças com autismo. Os materiais estão disponíveis de forma digital para o trabalho educativo com crianças e adolescentes. Os interessados podem solicitar e/ou obter outras informações sobre o trabalho, gratuitamente, pelo e-mail: rodrigo.cristiano@p.unileste.edu.br.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024