2024
jan
12
Extensão

Estudantes do Unileste adaptam jogos educativos para prevenção da violência sexual infantil

Com o objetivo de conscientizar, prevenir e contribuir de maneira significativa no combate ao abuso sexual infantil, os estudantes dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda do Unileste, desenvolveram uma versão inovadora de jogos educativos. A iniciativa visa disseminar a conscientização, prevenção e engajamento social em relação a esse tema delicado.

Anualmente, no Brasil, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual, porém, apenas aproximadamente 7,5% dos casos são denunciados. Segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, quatro primeiros meses de 2023 foram registradas, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas e psíquicas.

Diante dessa realidade alarmante, o coordenador dos cursos de comunicação e professor do Unileste, Me. Rodrigo Cristiano Alves, desafiou seus estudantes a abordar o tema por meio da criação de produtos educativos, no âmbito da disciplina “Criatividade e Inovação”. O coordenador enfatizou a importância de não apenas utilizar técnicas como identidade visual, design e diagramação, mas também de aprofundar o entendimento sobre o assunto, garantindo que as narrativas dos jogos fossem educativas e adequadas ao público infantil e adolescente, além de serem eficazes na promoção da aprendizagem. “Nossa responsabilidade vai além do mero entretenimento, pois temos a chance de impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes, tornando-os mais conscientes e preparados para enfrentar situações delicadas.”,ressaltou.

Os protótipos dos jogos, desenvolvidos com a colaboração dos estudantes de Psicologia, foram submetidos à avaliação do coordenador do curso de Psicologia do Unileste, Dr. Eustáquio José de Souza Júnior, que os testou junto com os estudantes da graduação. A eficácia das peças em relação aos objetivos estabelecidos foi avaliada e, após algumas considerações, os jogos foram disponibilizados para uso em projetos de extensão e estágios realizados pelos estudantes em instituições de ensino básico, onde atuam. Isso representa um passo significativo na luta contra o abuso sexual infantil e na promoção de um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes.

Jogos interativos, preventivos e gratuitos

Foram criados jogos de cartas, memória e tabuleiro, de forma lúdica e criativa, com linguagem próxima às crianças para gerar, assim, identificação e maior compreensão do público-foco (crianças e adolescentes). Além de trazer luz a um tema delicado, os jogos também foram cuidadosamente adaptados para atender às necessidades especiais das crianças com autismo. Os materiais estão disponíveis de forma digital para o trabalho educativo com crianças e adolescentes. Os interessados podem solicitar e/ou obter outras informações sobre o trabalho, gratuitamente, pelo e-mail: rodrigo.cristiano@p.unileste.edu.br.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema