2024
jan
19
Psicologia

Metas e expectativas: saiba como lidar com as frustações 

 

O mês de janeiro é marcado pela tradição de estabelecer metas para o Ano Novo. Mas será que a maneira como definimos essas metas impacta diretamente em nossas reações emocionais ao longo do ano?

Diversos fatores podem contribuir para o não cumprimento das metas, muitas vezes relacionados à objetivos difíceis ou inalcançáveis em nossa rotina, à falta de motivação suficiente ou à superficialidade dos propósitos. O psicólogo especializado em comportamento humano e coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Dr. Eustáquio José de Souza Júnior, destaca a importância de estabelecer metas desafiadoras, porém realistas, visando equilibrar ambição e autocompreensão.

“A busca por objetivos desafiadores nos impulsiona a alcançar nosso melhor, fomentando o crescimento pessoal e profissional. Contudo, é igualmente vital que essas metas estejam alinhadas às nossas habilidades, recursos e circunstâncias, evitando frustrações desnecessárias. O equilíbrio entre ambição e autocompreensão é fundamental para promover um desenvolvimento saudável e sustentável”, explica.

Neste período é comum surgir padrões emocionais, muitas vezes impulsionados por expectativas sociais e pressões externas. “Cada indivíduo está em um estágio diferente da vida, enfrentando desafios e alcançando sucessos de maneiras singulares. Portanto, a comparação excessiva pode distorcer nossa percepção da realidade, gerando pressões descabidas. Focar nas realizações pessoais, independentemente de sua magnitude, e reconhecer as bênçãos presentes em nossas vidas pode aliviar a pressão emocional, permitindo que o final de mais um ano seja uma oportunidade para celebrar nossas próprias jornadas, aprendizados e crescimento, sem nos perdermos em expectativas irrealistas”, orienta.

Metas não realizadas 

Diante do inevitável cenário de possíveis frustrações ao longo do ano, é crucial estar preparado para lidar com o sentimento de falha. O psicólogo sugere estratégias práticas, como a reavaliação constante das metas, a celebração de pequenas conquistas e a flexibilidade para ajustar os planos conforme as circunstâncias.

“É necessário estar preparado para lidar com o sentimento de falha. A reavaliação constante das metas, a celebração das pequenas conquistas e a flexibilidade para ajustar os planos, conforme necessário, são abordagens essenciais. Não alcançar uma meta, não representa fracasso, mas uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento. Adotando uma abordagem mais flexível e compassiva em relação às metas, podemos transformar as experiências de frustração em impulsos positivos para a evolução pessoal, construindo resiliência e cultivando um ambiente propício ao desenvolvimento contínuo”, ressalta.

O especialista destaca ainda a importância de direcionar o foco para as novas oportunidades e aspirações. “Ao olharmos para frente, abrimos espaço para o crescimento, a renovação e a realização de objetivos ainda não explorados. Essa mudança de perspectiva não apenas nos impulsiona a buscar novos horizontes, mas também nos permite enfrentar os desafios com uma mentalidade renovada e determinada. Concentrar-se nas possibilidades que o futuro nos reserva é fundamental para construir um caminho promissor e inspirador.”, conclui.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema