2023
nov
21
Psicologia

Psicologia: estudantes apresentam Pesquisa no UBUNTU

Entre os dias 13 e 15 de novembro, estudantes do curso de Psicologia do Unileste, marcaram presença no UBUNTU – 2º Colóquio Internacional de Decolonização e Psicanálise, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre questões cruciais relacionadas à descolonização do pensamento psicanalítico. 

Durante a reunião, os estudantes Victor Viana e Júlia Teodoro, com o direcionamento da professora Marcela Fernanda de Souza, se destacaram ao apresentar o trabalho “Práticas educativas antirracistas de famílias negras: contribuição para a formação da identidade de crianças negras”. O projeto representa um recorte significativo da pesquisa de Iniciação Científica, intitulada “Infâncias negras e antirracismo: desafios ao pensar e agir”, uma investigação interdisciplinar iniciada no início deste ano. 

A pesquisa aborda questões pertinentes às vivências de crianças negras no contexto das práticas educativas, abrangendo como a promoção de práticas antirracistas por parte das famílias pode influenciar positivamente na formação da identidade dessas crianças. O trabalho apresentado pelos estudantes destaca a importância de abordagens pedagógicas que reconheçam e confrontem o racismo estrutural desde a infância. 

Segundo Victor Viana, um dos autores do trabalho, “a participação no Colóquio Internacional foi enriquecedora, pois permitiu a troca de experiências com pesquisadores renomados e possibilitou uma reflexão mais ampla sobre a relação entre psicanálise, descolonização e questões raciais”. 

A estudante Júlia Teodoro complementa, afirmando que “a oportunidade de apresentar nosso trabalho em um evento de relevância internacional foi fundamental para ampliar o alcance das discussões sobre antirracismo e fortalecer a importância de ações que promovam a equidade desde a infância”. 

Sobre o evento 

O 2º Colóquio Internacional de Decolonização e Psicanálise, intitulado “UBUNTU – O mal estar colonial: nossas terras, línguas, corpos, memórias e horizontes de transformação”, aborda a influência da teoria e da prática contra/pós/de/des/anti-colonial nos movimentos contemporâneos, especialmente no contexto do Sul Global. 

A reunião busca compreender as ramificações da geopolítica pós-colonial e sua relevância nos dias atuais. Destacando a transição do século XX para o XXI, o evento desafia paradigmas eurocêntricos e examina como a herança histórica da colonização afeta o inconsciente, a memória e as relações sociais.    

Confira os registros:  

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema