Prêmio Dom Lélis Lara
Durante a Semana de Iniciação Científica e de Extensão, o Unileste realizou também a 4ª edição do prêmio Dom Lélis Lara, concedido aos melhores trabalhos de apresentação oral relacionados ao tema da Semana. O nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao bispo emérito da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Lélis Lara, que teve papel e contribuição significativa nas ações com foco no desenvolvimento do Vale do Aço e do Centro Universitário. Confira os ganhadores.
Categoria Educação e Cidadania
Nesta categoria, em primeiro lugar ficou com a pesquisa intitulada “Júri simulado como estratégia de intervenção em psicologia jurídica aplicada a graduandos de direito”, realizada pelas estudantes do curso de Psicologia Edirlene Fernandes Faria, Laura Lucca Givisiez e Milena Teixeira Mafra, com orientação do professor Dr. Antônio Honório Ferreira.
Já em segundo ficou o trabalho “A arte e ludicidade na educação infantil”, realizada pelas estudantes do curso de Pedagogia Isabela de Souza Gonçalves, Karina Martins Maduro, Letícia de Oliveira Leocádio, Maria Medianeira Pinto Andrade e Samara Lage Duarte Pio, com orientação das docentes Dra. Alice Botelho Duarte, Dra. Marley Pereira Barbosa e Dra. Stela Maris Bretas Souza.
Em terceiro lugar ficou a pesquisa “Quais os impactos da pandemia no ambiente familiar?”, realizada pelas estudantes do curso de Psicologia Juliana Gomes Souza, Eduarda Paula Souza, Gabriele de Carvalho, Flávia Magalhães, Nicole Kimberle Soares e Wilvina Viviane Silva, com orientação dos docentes Dr. Antônio Honório Ferreira, Ma. Patrícia Fátima Mendes e Ma. Shyrlleen Christieny Alves.
Categoria Saúde e Movimento
Na categoria Saúde e Movimento, quem levou o primeiro lugar foi o estudo intitulado “Psicologia positiva: trabalhadores do CREAS, no contexto da pandemia”, realizado pelas estudantes do curso de Psicologia Fernanda Prado e Kamila Coelho Silveira, com orientação do professor Dr. Antônio Honório Ferreira.
Em segundo, ficou o trabalho “A relação humano-animal e a transmissão de doença”, realizado pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária Natália Moreira Campos, Jéssica Samara Reis, Matheus Gonçalves, com orientação da docente Dra. Amanda de Barros Martins.
Categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade
O estudo “Sustentabilidade Ambiental na Indústria Têxtil: aplicação da oxidação avançada no tratamento de efluentes”, realizado pelas estudantes Tayla Luiza Pereira Borges e Juliana Barcelos da Silva Sacramento, com orientação da docente Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, ficou em primeiro lugar.
Já em segundo, destacou-se o trabalho “Qualidade da água de nascentes na bacia do ribeirão Ipanema (médio Rio Doce): uso de estatística multivariada (PCA) como ferramenta de diagnóstico ambiental e divulgação de resultados.”, realizada pelas estudantes do curso de Engenharia Química Mariana de Souza, Jordânia Alexina do Carmo e Raquel Ramos da Silva, com orientação das docentes Dra. Alice Arantes Carneiro e Dra. Gabriela Von Ruckert Heleno.