2022
nov
03
Engenharia Elétrica

Curso de Engenharia Elétrica promove minicurso sobre Radiações Ionizantes

O curso de Engenharia Elétrica promove, por meio da disciplina Segurança e Meio Ambiente, o minicurso Radiações Ionizantes, com foco nas aplicações, métodos de controle e gestão de resíduos relacionados com as fontes radioativas. A atividade será ofertada via Microsoft Teams, hoje (03), a partir das 19h. A exposição técnica será conduzida pelo egresso, Rodrigo Reis de Moura, doutor em ciências e técnicas nucleares. 

A discussão sobre tema abrange diversas áreas de conhecimento e promove a reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem ser determinantes para a saúde dos trabalhadores e população em geral.  Como é o exemplo do acidente radioativo que ocorreu em Goiânia (GO), no ano de 1987, considerado um dos maiores sinistros radiológicos do mundo, evidenciando relação com não conformidades pertinentes à gestão das fontes radioativas.  

Segundo a profa. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, o minicurso vai oportunizar aos estudantes, mais conhecimento sobre a mitigação dos transtornos socioambientais, além de promover a discussão sobre questões significativas pertinentes ao controle da poluição industrial. “As atividades vão permitir a identificação das fontes poluidoras, assim como, os métodos aplicáveis para mitigação dos efeitos adversos na saúde do trabalhador e qualidade ambiental, sendo assim, busca instrumentalizar os graduandos para ações proativas em relação à proteção dos ecossistemas”, destaca.  

 O coordenador do curso de engenharia elétrica, prof. Mestre Luciano Bittencourt de Abreu, comenta a importância dessas atividades para a formação acadêmica “Mesmo com as informações disponíveis quanto aos riscos atribuídos à exposição às radiações ionizantes que pode desencadear patologias severas, os indivíduos expostos ainda sofrem com a carência de informações e com aplicação eficiente da gestão dessas fontes. Portanto, é necessária essa formação para que o desenvolvimento socioambiental ocorra de forma segura. Certamente essa atividade é um auxílio importante nesse processo evidenciando a sensibilidade da instituição em contribuir para que os graduandos reconheçam que é possível através do conhecimento que haja o tratamento adequado dos riscos ocupacionais e ambientais, desde que sejam adotadas as medidas mitigadoras eficientes”, finaliza. 

 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1 
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano