mar

Alunos beneficiados pelo ProUni se destacam no Unileste

Para Filipe, o sucesso nos concursos se deve à dedicação integral aos estudos, permitida pela bolsa do ProUni“Saber aproveitar as oportunidades”, é esse o lema de Welington Fernandes, egresso do curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), que comemora sua recente aprovação no mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Filipe Almeida, aluno do 7º período do curso de Direito, também tem motivos de sobra para comemorar. Em fevereiro deste ano, o aluno teve a confirmação de sua quinta aprovação em concursos públicos. O que Wellington e Filipe têm em comum, além de muita garra e dedicação, é que ambos são beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e confirmam os altos índices de rendimento apurados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre alunos com acesso à bolsa.

De acordo com dados divulgados pelo MEC, das 14 áreas do conhecimento avaliadas no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em nove delas houve destaque no desempenho dos alunos do ProUni. Entre os cursos de graduação em Administração, por exemplo, bolsistas atingiram, em média, 42,3 pontos, e não bolsistas, 34,4. Para a pró-reitora acadêmica do Unileste, professora Ana Marta Aparecida de Souza Inez, as razões para um desempenho acadêmico tão significativo extrapolam a obrigatoriedade de obtenção de boas notas. “Além das atividades curriculares, as instituições de ensino superior devem oferecer oportunidades de aprimoramento profissional e desenvolvimento humano dentro da academia. No caso do Unileste, esses alunos têm sabido identificar, valorizar e aproveitar essas oportunidades, transformando-se em profissionais muito mais preparados”, destaca.

Além do ProUni, o Unileste mantém programas como a Bolsa Social, o Fies e o Crédito Universitário Pra Valer. Apenas no ano de 2008, a Instituição investiu R$ 7,8 milhões em Bolsa Social e ProUni, facilitando o acesso de jovens do Vale do Aço ao ensino superior.

Dedicação
Cursando o 7º período do curso de Direito, Filipe Almeida tem aproveitado o benefício do ProUni para cursar o máximo possível de disciplinas optativas, até mesmo em outros cursos de graduação oferecidos pela Instituição. Além disso, o aluno participa de palestras e eventos acadêmicos realizados no Unileste, e já ultrapassou o número de horas complementares exigidas pela matriz curricular do curso de Direito.

Tamanho empenho, e um planejamento de estudo domiciliar seguido à risca, já renderam a Filipe a aprovação em cinco concursos públicos em âmbito regional e nacional. O aluno se classificou em certames promovidos pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Timóteo, Receita Estadual, onde trabalha atualmente, e aguarda ser chamado para uma das vagas do Ministério do Trabalho e Emprego, concurso no qual concorreu com aproximadamente 9 mil candidatos, se classificando em décimo segundo lugar.

“Tenho tranqüilidade para perseguir meus objetivos, e certeza de que poderei concluir um curso superior, por meio da minha bolsa. Por isso me dedico integralmente aos estudos, me preparando para o futuro”, ressalta Filipe.

Carreira acadêmica
Wellington Fernandes, por sua vez, graduou-se em Educação Física no Unileste em 2007, e em seguida fez o curso de pós-graduação em Ciência do Treinamento Personalizado (Personal Training) na própria Instituição. Recentemente foi aprovado em terceiro lugar para o curso de mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro Universitário de Caratinga (Unec).

Para Wellington, seu desejo de desenvolvimento no meio acadêmico nasceu dentro da própria graduação, atuando como monitor das disciplinas Bioquímica e Anatomia, e participando do Programa de Iniciação Científica da Instituição (PIC), com o projeto ‘Como trabalhar no âmbito escolar?’.

“A atuação como monitor auxiliou no meu desenvolvimento pessoal, me tornou mais desenvolto. E as conquistas que obtive nas oportunidades de pesquisa da graduação e da pós-graduação foram muito importantes para o meu crescimento profissional. O Unileste foi o centro de referência de toda essa trajetória, e como conseqüência desse caminho, consegui entrar no mestrado” frisa o egresso.

A professora Ana Marta ressalta a trajetória de ambos como exemplos de determinação a serem seguidos por aqueles que se interessam por uma formação superior. “As oportunidades de estudo e aperfeiçoamento profissional oferecidas pelo Unileste-MG são ricas e bastante diversificadas. Estes alunos souberam aproveitá-las”, completa. Os interessados em obter informações sobre os programas de financiamento estudantil disponibilizados pela Instituição, poderão acessar www.unileste.edu.br/portal/bolsa ou fazer contato pelo telefone 0800 283 7944.

13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito