abr
Geral

Bajeiro, mestre e futuro doutor em Eng. Mecânica: Matheus Rodrigues é cria e orgulho do Unileste

Matheus Rodrigues é mestre e doutorando em Engenharia Mecânica, e sempre foi fascinado pelo mundo da engenharia e pela capacidade de transformar ideias em produtos reais. Esse interesse o levou a seguir carreira na área, onde se destaca por sua criatividade, capacidade de resolução de problemas e busca incessante por inovação.

Rodrigues começou sua jornada na graduação em Engenharia Mecânica no Unileste, onde teve a oportunidade de participar do projeto de extensão Baja, uma experiência marcante que o impulsionou na direção da área automotiva. “Essa experiência foi enriquecedora e sem dúvidas o que me impulsionou para seguir na carreira que estou construindo. Já gostava muito da área automotiva, porém, participar desse projeto abriu mais ainda o leque de possibilidades. Além disso, destaco nos meus estudos no Unileste a realização de projeto de iniciação científica, que permitiu aflorar ainda mais esse desejo pela pesquisa e desenvolvimento”, destaca o engenheiro.

Após a graduação, Matheus revela que ingressou no mestrado em Engenharia Mecânica na Unicamp, com foco em dinâmica veicular. Segundo o egresso, este período representou um grande desafio, mas também uma fase de aprendizado intenso e crescimento profissional. “Um dos aspectos mais desafiadores foi a necessidade de aprender rapidamente diversas metodologias, ferramentas e conceitos novos. No entanto, com perseverança, organização e confiança em minhas habilidades, consegui superar esses obstáculos e desenvolver minha pesquisa da melhor forma possível”.

Hoje, o egresso atua como pesquisador na área de engenharia veicular, dedicando-se ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para reduzir emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética dos veículos. Recentemente, ele registrou uma patente com base em parte de sua pesquisa e busca expandir suas conexões internacionais para impulsionar ainda mais seu trabalho. “Agora, como meta futura posso elencar a expansão do meu alcance internacional, pois embora já possua contato com pesquisadores alemães, desejo ampliar essas conexões e colaborações, possibilitando uma pesquisa mais próxima e colaborativa, talvez até mesmo a oportunidade de realizar estudos de campo juntos. Pós término do doutorado, pretendo consolidar minha posição como pesquisador na área veicular, e também tenho como objetivo estreitar ainda mais o meu relacionamento com a indústria automotiva. Isso inclui explorar oportunidades de colaboração e consultoria, bem como buscar maneiras de aplicar minhas pesquisas e inovações para resolver problemas reais enfrentados pelo setor”, conclui Matheus.

Engenharia veicular para o futuro

O engenheiro avalia que a área da engenharia veicular é promissora, principalmente nos estudos e desenvolvimento de eletrificação dos veículos e desenvolvimento de novas fontes de energia e otimização do uso da matriz energética local. Ele acredita que “a profissão demandará profissionais altamente qualificados em áreas como engenharia de baterias, sistemas de propulsão elétrica e integração de sistemas de energia renovável”.

Para os futuros profissionais, Matheus deixa alguns conselho: “Tenham coragem e resiliência para perseguir seus objetivos, invistam no desenvolvimento de habilidades técnicas, busquem experiências práticas e nunca parem de buscar o aprendizado. Além disso, pratiquem habilidades sociais, pois é muito importante criar uma rede de contatos sólida”.

Matheus Rodrigues é um exemplo marcante de profissional dedicado, inovador e apaixonado pela engenharia. Sua trajetória ilustra a importância de seguir os sonhos com determinação e buscar incessantemente o conhecimento. Sem dúvida, sua contribuição será significativa para o avanço da engenharia veicular e para a construção de um futuro mais sustentável.

Sem dúvida, as contribuições de Matheus serão significativas para o avanço da engenharia veicular e para a construção de um futuro mais sustentável. O Unileste se orgulha de acompanhar o sucesso de ex-alunos tão empenhados.

Publicado por Brenda Duarte

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024