mar

Alunos mantêm contato com outras culturas por meio de intercâmbios do Unileste

Alunos mantêm contato com outras culturas por meio de intercâmbios do Unileste Contato com outras culturas e enriquecimento curricular. São esses alguns dos benefícios garantidos pelas experiências de intercâmbio oportunizadas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Geais (Unileste-MG), que acaba de receber os alunos Benoît Lugue, Julien Gleyo, Pierre Allain e Adrien Lebeau, oriundos do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Nantes, na França.

Empolgados com as novas oportunidades de aprendizagem, os franceses cursarão disciplinas isoladas em cursos de graduação do Unileste, além de participarem de programas de estágio em empresas da região. De acordo com o professor Gerson Corrêa, responsável pelo Programa de Intercâmbios da Instituição, a troca cultural com os visitantes será intensificada até mesmo durante a hospedagem dos mesmos, que será realizada pelos próprios alunos do Unileste. “Tenho certeza de que a experiência será muito rica, tanto para os alunos que acabamos de recepcionar, quantos para nós, professores e estudantes, que manteremos contato com pessoas culturalmente diferentes. Essa troca de conhecimentos e experiências é sempre muito bem vinda”, afirma o professor. Os alunos franceses permanecerão no Vale do Aço até o fim do semestre acadêmico, em junho.

Atualmente, as alunas Natália Brito, do curso de Administração, e Carolina Pinheiro de Souza, do curso de Engenharia de Produção, também se encontram envolvidas em experiências de intercâmbio, na Universidade de Nantes, na França. Ao todo, desde 2002, 34 alunos já vivenciaram experiências no exterior por meio do Programa de Intercâmbios do Unileste, sendo 18 recebidos pela Instituição, e 16 encaminhados para outros países, principalmente Portugal, pela similaridade do idioma.

Convênios
O Unileste mantém convênios internacionais com quatro instituições de ensino superior: Universidade do Porto e Universidade de Évora, ambas em Portugal, Universidade de Nantes, na França, e Scuola Superiore Sant’Anna, na Itália. Embora estes convênios sejam fixos, o graduando pode escolher outras universidades, desde que a instituição demonstre disponibilidade em recebê-lo e o Unileste-MG aprove a relação de intercâmbio.

Como participar
O graduando interessado em participar de experiências de intercâmbio deve procurar a coordenação de seu curso, com prazo de seis meses a um ano de antecedência à viagem. Após a escolha da universidade, o estudante e seu coordenador de curso analisam as disciplinas a serem cursadas no exterior que, posteriormente, terão equivalência com sua matriz curricular no Unileste.

Em seguida, o interessado deve procurar a Gerência de Intercâmbios da Instituição para resolver questões administrativas. Os requisitos básicos para um aluno ser intercambista são: estar regularmente matriculado no Unileste, cursar a graduação a partir do 5º período (de preferência no final do curso), ter bom desempenho acadêmico, e ter domínio da língua inglesa ou do idioma do país de destino. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3846-5650.

13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito