2024
jan
22
Fisioterapia

Centro de Reabilitação do Unileste realiza entrega de cadeiras de rodas 

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, localizado no Unileste campus Ipatinga, realiza nesta segunda e terça-feira (22 e 23/01), a entrega de 100 cadeiras de rodas à cerca de 40 pacientes cadastrados no Serviço Único de Saúde (SUS), da Macrorregião do Vale do Aço, que são atendidos no CER II.

Antes da fabricação dos equipamentos, os pacientes passaram por avaliação da equipe multidisciplinar, do Centro de Reabilitação do Unileste, para indicação do tipo de cadeira mais adequadas, e retirada de medidas para personalização dos equipamentos de locomoção. Deste modo, são indicadas cadeiras regulares, motorizadas e próprias para o banho. “Realizamos uma avaliação detalhada das particularidades de cada uma das pessoas assistidas por nossa equipe, garantindo que o produto final seja verdadeiramente adaptado às suas condições e exigências”, destaca coordenadora do CER II, Maralize Alves Gonçalves.

Para o Reitor do Unileste Dr. Genésio Zeferino, a ação é uma expressão concreta da missão institucional de contribuir para o desenvolvimento social e humano. “A entrega de cadeiras faz parte de um projeto institucional do Unileste, viabilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiado pela Prefeitura de Ipatinga, visando ir além do fornecimento de cadeiras de rodas, mas também oferecer atendimento abrangente, incluindo um atendimento integral, como fisioterapia, psicologia, recuperação física, motora, sensorial e visual”, reforça.

De acordo com o Secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Silva Medeiros, a entrega de cadeiras, em parceria com o Unileste, continua no segundo semestre de 2024, onde serão oferecidas mais 300 unidades de cadeiras de rodas, para mais de 100 pacientes já designados. “Estamos orgulhosos de poder contribuir de maneira tão significativa para a comunidade, promovendo a inclusão e a dignidade por meio dos serviços do CER II”, pontua.

Como ter acesso?

As entregas são realizadas de forma semestral. Para ter acesso aos equipamentos e tratamentos gratuitos oferecidos pelo CER II, é preciso solicitar Encaminhamento ou Tratamento Fora de Domicílio – TFD na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência, anexar cópias de documentos de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência e entregar no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município (outras cidades). Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente para autorização e depois o início do tratamento.

O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone ou WhastApp: (31) 3846-5585.

 

O CER II 

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e suas Diretrizes, atende gratuitamente pacientes com deficiência físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de mais de 80 municípios provenientes das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Para as microrregiões de Governador Valadares, Mantena, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí e São João Evangelista é ofertada a reabilitação visual.

Os atendimentos terapêuticos e fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção são prestados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar que se dedica à avaliação, prescrição, preparação e tratamento especializado para cada paciente. Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem e social; fisioterapia; fonoaudiologia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1 
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano