Clínica de Fisioterapia oferta atendimentos

São ofertados tratamentos em diversas áreas, inclusive para reabilitação pós-Covid para a população de toda a região

A Clínica de Fisioterapia do Unileste está com inscrições abertas para agendamento de consultas e atendimentos, disponibilizados à toda população da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A Clínica fica localizada no campus Ipatinga, no bairro Bom Retiro, e os procedimentos são realizados por estudantes do curso de Fisioterapia da Instituição, sempre sob supervisão dos professores e preceptores. Para os tratamentos, são seguindo protocolos de biossegurança em respeito às normas de proteção individual e de higiene, que garantem o trabalho e atendimento seguros, tanto para a comunidade acadêmica quanto para os pacientes.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia do Unileste, Ma. Mariza Alves, por meio dos serviços prestados pela Clínica, o Centro Universitário reforça sua razão de ser e “aproxima a sociedade e a comunidade acadêmica, oferecendo aos estudantes a oportunidade de vivenciar situações reais da prática profissional em diferentes campos de atuação da Fisioterapia”. Além disso, segundo a coordenadora, a Instituição contribui diretamente para a formação e desenvolvimento das habilidades profissionais e sociais necessárias a vida de um Fisioterapeuta.

Os atendimentos prestados durante todo o ano letivo também contribuem para a democratização dos atendimentos em saúde, desafogando o Sistema Único de Saúde, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população regional.

Áreas de atendimento

Os serviços disponibilizados à comunidade abrangem tratamentos nas áreas de função locomotora, urofuncional, cardiorrespiratória – inclusive para pacientes pós-Covid-19 – dermatofuncional, neurofuncional e pediatria. Confira o que cada área de atendimento trata.

• Função Locomotora: focada na reabilitação e tratamento para dores na coluna, joelhos, ombros, braços e pernas, alterações posturais, pós-operatório, pós-fratura, luxações e restrição de movimento.
  • Urofuncional: para tratar incontinência urinária (masculina, feminina e infantil), pós-cirurgia de prostatectomia, mastectomia, gestantes, pós-parto (puérperas), linfedema.
  • Cardiorrespiratória: cuidam para melhoria da resistência física, reabilitação cardiopulmonar, intervenção em pré e pós-operatório cardíaco e reabilitação de pacientes pós-Covid-19.
  • Dermatofuncional: para tratamento de queimaduras, processo de cicatrização, feridas, úlceras, pé-diabético e outros.
  • Neurofuncional: ligada às limitações de movimentos decorrentes de doenças ou acidentes que afetam o sistema nervoso (AVC, traumatismo crânioencefálico, lesão raque-medular, esclerose, paralisia facial, entre outros).
  • Pediatria: os universitários realizam reabilitação e desenvolvimento com recém-nascidos, crianças e pré-adolescentes com doenças e condições congênitas ou adquiridas (paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumatismo cranioencefálico, atraso no desenvolvimento motor e outros).

Para agendar atendimento, os interessados devem preencher formulário eletrônico ou entrar em contato pelo telefone (31) 3846-5585, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, no campus Ipatinga – localizado na Rua Bárbara Heliodora, nº 725, Bairro Bom Retiro.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

25 abril 2024