Filmagem do curta “Internet e outras drogas”, no Teatro João Paulo II
Auditorio

Cursos de Comunicação Social do Unileste apresentam 16ª edição do “OsCalouros”

Os estudantes do 1º período dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), apresentam a 16ª edição da mostra de vídeos “OsCalouros”. O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, ocorre na próxima segunda-feira (12), às 19h, no Teatro João Paulo II, no Campus de Coronel Fabriciano. Realizado nos moldes do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o evento tem premiações para os melhores produções e performances. O tema deste ano a ser desenvolvido pelos alunos é: “Jovens Conectados: Oportunidades e Desafios”

O OsCalouros é o Projeto Integrador (PI) do 1º período e faz parte da grade curricular dos cursos de Comunicação. Ele engloba as disciplinas Artes Cênicas, Informática aplicada à Comunicação Visual e Linguagem Cinematográfica. O Coordenador do curso, prof. Mestre Rodrigo Cristiano, explica a importância do evento neste início do curso. “Em quase todos os períodos os alunos trabalham com produções audiovisuais e a mostra “Oscalouros” é uma oportunidade de eles terem um primeiro contato com a linguagem cinematográfica de forma criativa”, analisa o docente.

Para a produção dos vídeos, de duração de 3 minutos, os estudantes entraram em contato com escolas da região para ouvir jovens do Ensino Médio sobre o tema a ser abordado (“Jovens Conectados: Oportunidades e Desafios”). As escolas foram o Colégio Padre de Man (Coronel Fabriciano) e a Escola Estadual Murilo Albanese Novaes (Ipatinga). “Trata-se de um produto que poderá, inclusive, ser utilizado em sala de aula futuramente nestas e em outras escolas para estimular o debate sobres os temas abordados nos filmes”, esclarece o prof. Mestre William Trevizani, coordenador do PI do 1º período.

Organização e Premiação

Como em todas as edições, a comissão organizadora do evento é composta principalmente por estudantes do 3º período do curso. Ao final das apresentações dos vídeos, os jurados definem os trabalhos vencedores para receber os troféus.

O júri é formado por pessoas da área de Comunicação no Vale do Aço como jornalistas, publicitários, cinegrafistas, radialistas, atores, etc.  Este ano, as categorias são de Melhor Filme, Melhor Ator, Atriz, Fotografia, Edição, Roteiro e o Melhor filme pelo Voto Popular, escolhido na hora pelo público presente.

Confira os bastidores das filmagens:

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

30 abril 2024