Curso de Ciências Biológicas realiza Semana do Meio Ambiente

O curso de Ciências Biológicas, realiza entre os dias 01 e 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente com o tema Conservação da Biodiversidade. O evento, realizado inteiramente em ambiente virtual (via Google Meet), acontece anualmente e promove palestras e discussões sobre assuntos relevantes e atuais relacionados à área.

Segundo a coordenadora do curso, Isabela Crespo, a organização da programação deste ano seguiu as orientações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que definem o tema e orientam as discussões a nível mundial.

“Entendemos que é uma forma de estarmos em sintonia com os setores ambientais do mundo. Os estudantes terão um momento importante para discussão de questões prementes tais como as mudanças climáticas, agroecologia, projetos de conservação desenvolvidos no Parque Estadual do Rio Doce, diversidade genética, dentre muitos outros assuntos”, afirma.

Programação

Na segunda-feira (01), os temas debatidos serão “Agroecologia” e “Projeto de conservação do Tatu Canastra – Mata Atlântica”, com a participação da professora Irene Maria Cardoso (Universidade Federal de Viçosa) e do pesquisador associado ao Instituto de Conservação de Animais Silvestres, Lucas Barreto. No dia seguinte, a consultora no setor de Telecomunicações e Analista Ambiental Corporativa, Isabella Assis, irá debater sobre a “Atuação do Biólogo como Analista Ambiental” enquanto a professora Rute Magalhães Brito (Universidade Federal de Uberlândia) discutirá sobre a “Diversidade Genética”.

Na quarta-feira (03), terceiro dia de evento, serão realizadas as palestras “Princípios básicos de levantamento da Ornitofauna e a Biodiversidade local” e “Herpetofauna Brasileira”, com a presença dos convidados Ana Carolina Arantes, da Gaia Soluções Ambientais, e Victor Gomes e Indaiá Martins, da empresa Natureza Selvagem. Na quinta (04), a Semana irá abordar os assuntos “Conservação da Biodiversidade” e “Impactos da mineração na Biodiversidade”, ministrados, respectivamente, pelos professores Paulo De Marco Júnior (Universidade Federal de Goiás) e Adriano Pereira Paglia (Universidade Federal de Minas Gerais).

Fechando a programação, na sexta-feira (05), a egressa do curso, Paula Célis Gomes, discutirá sobre “A importância dos Zoológicos na preservação da Biodiversidade” e às 20h30 será exibido o documentário “Ser tão Velho Cerrado” (O2 Play Filmes, 2018), que retrata o impacto ambiental e social do cerrado brasileiro devido ao intenso desmatamento.

Clique aqui e confira a programação.

PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global em meio ambiente, é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

Estabelecido em 1972, o PNUMA tem entre seus principais objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento; alertar povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente e recomendar medidas para melhorar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das gerações futuras.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização e a ação em nível mundial em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.

Fonte: ONU

Publicado por Ana Cláudia Richardelli