Edital: 010/2018
Docente: MARY LEE DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Campos de Estágio da Fisioterapia
Resumo:
O tema da alfabetização em saúde desfruta hoje de grande evidência no cenário internacional, no Brasil, no entanto, ainda é objeto de raros estudos. É possível avaliar o nível de alfabetização em saúde de uma população e conhecendo-o adotar medidas que possam contribuir para harmonizar o entendimento individual com as prescrições e recomendações terapêuticas, minimizar o risco para os pacientes e melhorar as suas condições de saúde. No cenário internacional existem ferramentas como o Short Test of Functional Health Literacy in Adults – STOFHLA e o REALM-R que vêm sendo usadas com sucesso há mais de uma década, com o objetivo de identificar o nível de alfabetização em saúde das populações estudadas. Estas ferramentas – a despeito de sua comprovada eficiência – estão gradualmente sendo substituídas por versões online, de fácil utilização, acesso e resolução e também em consonância com o registro eletrônico vigente na área da saúde na atualidade.
Edital: 010/2018
Docente: IVANISE CAROLINE SILVA DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 30/11/2019
Local: Locais públicos
Resumo:
Acreditando que para encontrar o melhor caminho na formação profissional faz-se necessária certa segurança, disponibilidade e muito comprometimento e também, que o contato com o outro é fundamental para que cada um perceba a si próprio, propomos a inserção do discente/calouro no campo de atuação como forma de introdução à Fisioterapia, associada à disciplina Vivencia Profissional. Em complementação, sugere-se a introdução de discentes veteranos como tutores dos calouros a fim de desenvolverem habilidades de gestão de projetos e também de pessoas. Partindo desses princípios e considerando que todo saber é importante, o projeto “Despertar Saberes” pretende aflorar saberes prévios dos discentes que buscarão compreender os saberes dos indivíduos acolhidos. Devido à inexperiência técnica, os calouros serão incentivados a esse primeiro contato através do “ouvir”, e aos poucos transformarão essa ‘escutatória’ em investigação. Ou seja, propõe-se promover a interpretação de um indivíduo através de sua fala, para que assim, possamos dar partida no processo investigativo que fundamentará posteriormente o diagnóstico fisioterapêutico. Em paralelo, os tutores poderão acompanhar todo processo aplicando conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso tanto do ponto de vista fisioterapêutico como de gestão. Ao acolher as pessoas que transitam em busca de assistência numa UBS, pretende-se colaborar com a formação de identidade nos dois sentidos. Discente colaborando com o indivíduo, e, in
Edital: 010/2018
Docente: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Comunidade, Associações, Escolas, Hospitais, Secretarias de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos Policias Rodoviários, Domicílios, Empresas
Resumo:
As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos acerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.
Edital: 010/2018
Docente: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Campus II
Resumo:
O aumento de pessoas com doença crônica e o desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias que permitem conviver com estas doenças por períodos de tempo extremamente longos, tornaram premente a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem deste tipo de doença em especial diabéticos e hipertensos. O projeto ComViver, criado em 2004, surgiu da necessidade de oferecer uma abordagem fisioterapêutica específica ao público diabético e hipertenso, tornando-se um espaço privilegiado para o meio acadêmico e a comunidade como fonte de produção de conhecimento através da prática acadêmica possibilitando a formação do profissional e oferecendo ao público externo intervenção fisioterapêutica. O projeto integrador é uma ferramenta que visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso. Essa ferramenta associada ao projeto de extensão possibilitará ao aluno uma ampla vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. Assim, o objetivo desse projeto é integrar ensino, pesquisa com demandas da sociedade. Oferecer à comunidade um programa de exercício físico com orientação segura, de forma gratuita e promover ao aluno do 7° período, através do Projeto Integrador, a inter-relação entre as disciplinas do período, aprimorando a capacidade de interpretação e análise crítica. Desenvolvendo habilidades do trabalho em equipe, discutir ideias em público, levantar informação bibliográfica.