mar
Geral

Cursos de Pedagogia e Psicologia promovem palestras sobre a crise da autoridade docente na atualidade

Nesta quarta-feira (18/3), os cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), com seus respectivos Diretórios Acadêmicos, discutirão, juntos, a crise da autoridade docente na contemporaneidade. O assunto estará em pauta a partir das 16h30, no Auditório Padres do Trabalho, com a palestra ‘A constituição do sujeito e as relações de grupo’, que será ministrada pelo professor Marcelo Ricardo Pereira aos docentes do Unileste. Mais tarde, às 19h, o palestrante falará aos alunos de ambos os cursos no Teatro João Paulo II, abordando o tema ‘A impostura do Mestre’. As palestras serão realizadas no campus de Coronel Fabriciano.

O professor Marcelo Ricardo Pereira é psicanalista, doutor em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo de sua carreira, o palestrante tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre Psicanálise, Educação, subjetividade e impasses na transmissão do conhecimento. Possui diversos artigos e livros publicados, entre eles, ‘A impostura do Mestre’ e ‘O avesso do modelo’.

Os interessados em participar do evento poderão informar-se nas coordenações dos cursos de Pedagogia e Psicologia do Unileste, por meio dos telefones (31) 3846-5652 e 3846-5587, respectivamente.

Desafios da profissão
Para Stela Maris Bretas Souza, que ao lado da professora Marlene de Araújo, idealizou o evento, os temas abordados constituem aspectos de extrema importância ao contexto educacional contemporâneo. “O objetivo desse ciclo de palestras é realizar estudos que possam promover um pensamento amplo acerca de questões educacionais, proporcionando uma análise crítica das relações intra e extra-escolares”, explica Stela.

Segundo doutor Marcelo Pereira, os professores padecem hoje de um ostensivo desgaste de seu ofício, muitas vezes com precárias condições de trabalho, baixo reconhecimento profissional, sobrecarga de tarefas, remuneração insuficiente e necessidade de multiplicar empregos para manutenção de despesas. “Além disso, há uma queixa recorrente: os alunos não querem saber de nada. O desinteresse de boa parte do alunado é tido como uma das causas dessa desautorização do professor”, ressalta o palestrante.

Psicologia aplicada à Educação
Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Unileste, acredita que os estudos da Psicologia aplicada à Educação devem acompanhar o desenvolvimento das relações docente-aluno, para, assim, atuarem de maneira efetiva pela melhoria dessas relações, com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e aprimoramento do desempenho acadêmico. “Esperamos que as palestras desta quarta-feira suscitem reflexões sobre o papel do professor e do psicólogo neste contexto, apontando caminhos para uma formação acadêmica que vá ao encontro da realidade da Educação brasileira”, finaliza.

13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito