mar

Diretório Acadêmico promove ‘2ª Jornada Científica’ de Enfermagem

Brinquedoteca A brinquedoteca foi inaugurada em novembro de 2008 A partir do dia 30 de março, o campus do Centro Universitário do Leste Minas Gerais (Unileste-MG), em Ipatinga, será palco da ‘2ª Jornada Científica do Diretório Acadêmico de Enfermagem’. Além de estimular o compartilhamento de produções científicas entre profissionais e alunos de diferentes instituições de ensino superior do Vale do Aço, o evento tem como objetivo a arrecadação de fundos para a cobertura da brinquedoteca do Hospital Siderúrgica de Coronel Fabriciano, inaugurada em novembro passado.

De acordo com Arlan Nascimento Silva, aluno do oitavo período do curso de Enfermagem e membro da comissão organizadora do evento, a iniciativa ultrapassa os muros da universidade, convertendo-se em algo maior, em prol da comunidade. “Por meio da cobertura da brinquedoteca, estaremos contribuindo para amenizar o trauma psicológico da internação infantil. Além de trabalhar pelo nosso próprio desenvolvimento profissional, estamos envolvidos em uma ação solidária, atuando em prol de uma assistência de saúde mais humanizada”, ressalta.

Os interessados em participar do evento poderão realizar inscrições na tenda do Diretório Acadêmico, na entrada do campus do Unileste, em Ipatinga, nos horários de 8h às 11h e de 18h às 22h. Aos sócios do Diretório Acadêmico, exige-se uma contribuição de R$2, e ao público externo, R$ 15. Os inscritos têm direito a participação livre em oito palestras da ‘Jornada Científica’, excluindo-se apenas o curso ‘Noções básicas e atualização em ventilação mecânica’, promovido em parceira com o Hospital Siderúrgica e com valor de investimento cobrado à parte. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 8811-3978 e 8812-5848.

Brinquedoteca hospitalar
A brinquedoteca do Hospital Siderúrgica foi criada em atendimento aos pressupostos da Resolução nº 41 do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, de outubro de 1995, e da Lei nº 11.104, de março de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de brinquedotecas em unidades de saúde, viabilizando o atendimento pediátrico em regime de internação a toda criança hospitalizada.

Neste intuito, os alunos do oitavo período do curso de Enfermagem do Unileste, apoiados por seu Diretório Acadêmico e com a colaboração do Colégio Angélica, se organizaram para arrecadar recursos para a implantação de um espaço com playground, diversos brinquedos e jogos pedagógicos, além de aparelhos de TV e DVD. “Embora o espaço já esteja bem equipado e em funcionamento, é preciso que ele seja coberto por um toldo, capaz de proteger os pacientes e o próprio ambiente em dias de chuva ou muito sol”, explica Arlan.

“Esse trabalho conjunto tem permitido à unidade hospitalar o cumprimento da lei, e tem promovido, simultaneamente, uma oportunidade de engajamento social por parte dos alunos do Unileste. Assim, não é difícil dizer que todas as partes foram beneficiadas”, finaliza Virgínia Maria da Silva Gonçalves, professora do curso de Enfermagem.

Confira a programação

13 maio 2024