jun

Docentes do Unileste participam de webinar nacional

Professores do Unileste participam nesta quinta-feira (25), de um webinar sobre o tema “Boas práticas em avaliação da aprendizagem: uma abordagem por competências”. O evento on-line terá início às 14h, e será transmitido ao vivo para educadores e gestores da educação básica e superior de diversas instituições de ensino do país. A programação, promovida pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), poderá ser acompanhada através do canal do Youtube da ANEC.

A iniciativa, contará com a participação da Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional (Nuade) do Unileste, Maria Aparecida de Souza Silva; do coordenador dos cursos de engenharia Ambiental e Sanitária e Civil, Fabrício Moura Dias; da docente Glória Dias Soares Vitorino e da coordenadora do curso de Ciência Biológicas, Isabela Crespo Caldeira, onde contarão sobre as experiências acadêmicas e formas de avaliação adotadas pela Instituição de Ensino.

Durante o evento, os docentes apresentarão a proposta pedagógica dos cursos, em consonância com o perfil do egresso do Centro Universitário e algumas iniciativas adotadas para avaliação do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, como a elaboração de seminários, projetos e oficinas. Além disso, irão ampliar as discussões com outras instituições e apontar alguns caminhos possíveis para a realização de um processo de avaliação alinhado com os resultados de aprendizagem.

Para a coordenadora do Nuade, Maria Aparecida de Souza Silva, é muito importante abordar esse assunto para que os docentes possam revisar as maneiras as formas como são feitas as avaliações. O modelo de avaliação desenvolvido no Unileste busca determinar em que medida os resultados desejados estão a caminho de serem alcançados, atribuindo novas capacidades e habilidades aos estudantes ou intensificando as já existentes.

Segundo a docente, esse convite da ANEC revela o lugar de destaque do Unileste como uma instituição inovadora, inquieta e comprometida com a qualidade da formação dos seus estudantes. “A importância desse evento reside não apenas no fato de dar maior visibilidade às nossas práticas pedagógicas, mas também, na oportunidade de dialogar com outras IES sobre esse tema que ainda é carregado de rituais, concepções e práticas tradicionais focadas  no ensino e não na aprendizagem ativa e significativa”, conclui.

Conheça a ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

25 abril 2024