2023
dez
20
Pesquisa

Pesquisa do Unileste integra a nova edição do periódico científico INOVAE

Na mais recente edição do periódico INOVAE – Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation, um artigo assinado pela Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz e pela egressa do curso de Ciências Biológicas, Estefane Vieira Dias, destaca a análise da qualidade da água no rio Piracicaba, no estado de Minas Gerais.  

A pesquisa, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), utiliza parâmetros físico-químicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e emprega métodos estatísticos em treze pontos de coleta, abrangendo desde Catas Altas até a divisa de Ipatinga e Timóteo, onde o rio Piracicaba se encontra com o rio Doce. 

De acordo com as pesquisadoras, os estudos exploratórios revelaram a deterioração da qualidade da água, associada às condições de uso e ocupação do solo. O despejo de esgoto in natura, predominantemente proveniente de residências, aliado à ausência de mata ciliar em várias áreas da região estudada, emergiu como fator agravante. “Embora o índice geral de qualidade da água no rio Piracicaba tenha sido considerado regular, resultados insatisfatórios foram identificados, especialmente durante a estação chuvosa e em áreas rurais. A utilização predominante de fossas sépticas em muitos locais aumenta a pressão antrópica no recurso hídrico, podendo contaminar também a água subterrânea.”, explica, Marluce. 

A coautora Estefane Dias, salienta a preocupação com a carga de coliformes fecais, indicando a possibilidade de microrganismos patogênicos presentes na água, com potencial para transmitir doenças de veiculação hídrica. “Sabemos que a detecção de valores elevados dessa variável biológica sugere a possibilidade da existência de microrganismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica (ex: disenteria bacilar, febre tifóide, cólera, etc.), desse modo, podendo trazer repercussões negativas para a saúde pública. Além disso, o gado bovino que faz uso da água natural, pode não apresentar sinais cíclicos, mas o crescimento, a lactação e a reprodução podem ser afetados, causando perdas econômicas para o produtor e a sociedade em geral”, reforça. 

O Prof. Dr. Leonardo Ramos Paes de Lima, coordenador do curso de Engenharia Química, enfatiza que a divulgação de pesquisas colaborativas entre docentes e graduandos evidencia o compromisso do Unileste com a formação de profissionais essenciais para a sociedade. “Durante a graduação, todas as atividades, curriculares ou não, são voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornando-se instrumentos essenciais e rotineiros que são utilizados na formação dos nossos estudantes, desse modo, alcançamos produções bibliográficas que representam devolutivas importantes para a sociedade, tal como, essa”, ressalta. 

Clique aqui e acesse a pesquisa na íntegra.  

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema